• gabrielanogueira

Voluntários batem a meta de 500 kg e ultrapassam a marca de 59 toneladas

Neste domingo (16/02), o manguezal foi a passarela para mais um show da nossa amarelinha, representada por um time de 33 voluntários que dedicou o domingo para fazer a diferença pela vida marinha.


Voluntários exibem resíduos coletados no manguezal

A ação foi um sucesso, com muito empenho em um dia quente, mas sem chuva. Como sempre, o mangue estava repleto de resíduos, possibilitando que os voluntários superassem a meta de 500 kg, com 561 kg retirados do ecossistema. Focando sobretudo no plástico, mas também retirando materiais como isopor, borracha e vidro. Na ação anterior haviam coletado 447,5 kg.


Durante a limpeza, algumas crianças da comunidade que estavam nas redondezas ficaram animadas em participar, bastante curiosas para saber porquê limpamos o manguezal. Essa interação que ocorre frequentemente nas ações voluntárias é fundamental para criarmos um canal de discussão e informação com elas, despertando a consciência ecológica nos pequenos que vivem na comunidade.


As crianças da comunidade adoram participar das ações voluntárias

Pela terceira vez contamos com o patrocínio da FAM Cargo BR, empresa de logística internacional. Todo o plástico PET coletado por nossos voluntários é reciclado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, com o valor do material revertido para moradores que trabalham a reciclagem na comunidade utilizando uma estrutura provisória.


Plástico: 478 kg Isopor: 11 kg Borracha: 31 kg Vidro: 17 kg Metal: 1 kg Tecido: 14 kg Outros: 9 kg


Clique aqui e confira mais dados e fotos na página da ação.


Voluntários posam para a foto ao final da coleta.

#MangueFazADiferença - As nossas ações têm como objetivo alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância do manguezal e a necessidade de um trabalho diário na região com a instalação de ecobarreiras e a capacitação de moradores de palafitas como agentes ambientais para fazerem a coleta no manguezal e nas ecobarreiras, despertando nas comunidades hábitos sustentáveis, como a dos resíduos e a destinação correta dos materiais recicláveis. Conheça o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos: www.institutoecofaxina.org.br/o-projeto


#PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal medida para reduzirmos drasticamente a entrada de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente.


A 117ª Ação Voluntária EcoFaxina está programada para o dia 1/3, com a participação de calouros e veteranos de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) no IX Trote Ecológico EcoFaxina.


O Instituto EcoFaxina vem realizando a coleta de recicláveis na comunidade utilizando uma estrutura provisória

192 visualizações
ENDEREÇO

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377, Conj.03

Santos (SP) - CEP 11045-101

+55 (13) 3301-2391

contato@institutoecofaxina.org.br

ENVOLVA-SE
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Twitter
  • Flickr
  • RSS

Copyright © 2008 - 2020 | Instituto EcoFaxina - Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental. CNPJ: 10.735.372/0001-10