top of page

Voluntários do Instituto EcoFaxina celebram o Dia do Meio Ambiente com limpeza do manguezal

No último domingo, 5 de junho, não poderia faltar uma ação do Instituto EcoFaxina em uma data tão significativa, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na verdade, trabalhamos no combate à poluição marinha há muito tempo. Nossa história começou em 2008, no Dique da Vila Gilda, ainda como alunos de biologia marinha. De lá para cá, foram muitas ações voluntárias, mais exatamente 145, envolvendo mais de 3.000 voluntários na retirada de 66.028 kg de resíduos de mangues, rios e praias. Todos unidos em torno de um mesmo propósito, a defesa da vida marinha.


O Instituto EcoFaxina é o resultado de muitas mãos, de ideias e de atitudes conjuntas. Um dos nossos lemas é "Envolva-se!".



A 145° Ação Voluntária EcoFaxina, contou com a participação de 27 voluntários. Pessoas de várias idades, mas sobretudo, jovens.


"A ACS Jovem fomenta o empreendedorismo entre os jovens da Baixada Santista e tem olhado cada vez mais para o ambiental e o social. A Associação Comercial de Santos promove diversas ações sobre o tema da sustentabilidade. Entendemos nossa responsabilidade como setor privado em buscar um mundo melhor. Foi a primeira vez nessa parceria. É impressionante a quantidade de lixo, assustador. Tivemos êxito e um grande aprendizado, todos participaram com espírito de equipe e união. Aprendemos bastante sobre o ecossistema e o projeto com o presidente William e com o professor Fabião. Estaremos sempre nas outras ações para, de fato, fazermos com que a sociedade tenha conhecimento do que ocorre na região, como no Jardim São Manoel. Também estaremos juntos, principalmente, no projeto das ecobarreiras, para que se torne uma realidade", Leonardo Delfino é empresário e coordenador do ACS Jovem.



O presidente do Instituto, William Schepis, faz questão de envolver outros setores, o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, em torno do projeto de ecobarreiras.


Para ele, a contribuição de todos vem em boa hora, no momento em que o processo está em fase final de tramitação na Prefeitura. "Reunimos apoiadores e parceiros para a implantação deste projeto, comunidade, poder público, terceiro setor e setor privado para a criação de uma cooperativa voltada para a recuperação ambiental com educação ambiental e geração de renda por meio da reciclagem. É muito gratificante contarmos com o apoio de uma entidade tão tradicional e representativa da cidade, como a Associação Comercial de Santos".


E nada melhor do que unirmos forças com pessoas que amamos para fazer o bem, não é mesmo? A Gabriella M. Bugni veio de São Paulo e trouxe reforços, "minha família e eu pudemos vivenciar isso, parece ser uma ação isolada para aqueles que veem de fora, mas não é, é algo complexo e que chama colaboradores para ver o problema de perto e se tornarem multiplicadores desta conscientização. O Instituto conscientiza os voluntários sobre a importância do descarte correto dos resíduos e da preservação do manguezal para a saúde do oceano".



O paizão João Bugni, de 70 anos, consultor empresarial, adorou participar, "fomos convidados pela minha filha, professora de Biologia do Ensino Médio. A experiência, in loco, deixou minha esposa e eu chocados com o descaso com a natureza. Essa situação precisa ser levada às escolas para as crianças terem consciência do cuidado que precisamos ter com os recursos naturais. Os dirigentes das multinacionais devem urgentemente começar o processo de substituição de plástico e de isopor por materiais biodegradáveis. Nosso país deve multiplicar ações como as do Ecofaxina. Após a participação, passaremos a tratar o meio ambiente de forma mais respeitosa. Parabéns pela iniciativa".



Ao todo, foram recolhidos 360 quilos de resíduos, sendo:


Plástico: 215 kg

Isopor: 81 kg

Borracha: 22 kg

Vidro: 20 kg

Tecido: 18 kg

Outros: 4 kg


Quem acompanhou de perto nosso mutirão de limpeza do manguezal foi a TV Santa Cecília. A presença da imprensa é recorrente e sempre bem-vinda, pois contribui para a conscientização da população e divulgação do trabalho do Instituto.



Aproveitamos este espaço para expressarmos nossos agradecimentos à Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Associação Comercial de Santos, ACS Jovem, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, Grupo Criando Valor, UNISANTA, Década do Oceano, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food.


Acesse a página da ação para mais fotos e informações.

94 visualizações

Comments


bottom of page