top of page

Voluntários reúnem-se neste domingo (29/5) para limpeza do manguezal

Objetivo é conter a disperção de resíduos pelo estuário e impedir entrada no oceano.


Com previsão de tempo ensolarado, voluntários do Instituto EcoFaxina retornam ao manguezal de Santos neste domingo (29/5) para a 144ª Ação Voluntária EcoFaxina. A ação promete reunir bom número de voluntários (vagas esgotadas), que dedicarão o dia de descanso e lazer em prol do manguezal, do oceano e da vida marinha. Até o momento, em 143 ações foram recolhidos 65.162 quilos de resíduos sólidos de rios, praias e mangues, sendo 42.584 quilos somente de plastico, material comumente confundido com alimentos pela fauna e que acarreta na morte de milhares de animais, como tartarugas-marinhas, baleias, peixes e aves, anualmente.


Voluntários comemoram o resultado da limpeza durante ação no manguezal de Santos.



Resíduos descartados no manguezal são transportados por correntes de maré do interior do estuário (manguezal) até o mar, que saturado, deposita boa parte desses resíduos em praias, ilhas e costões rochosos do litoral paulista. Somente nas praias de Santos, a Terracom, empresa responsável pela limpeza urbana da cidade, retira diariamente cerca de 20 toneladas de resíduos depositados pelo mar na faixa de areia, sendo necessária a utilização de tratores e caminhões, além de um batalhão de coletores. Esse serviço ocorre principalmente durante a madrugada, para que a praia esteja menos poluída durante o dia.



Projeto socioambiental


Além de conscientizar e promover a retirada de resíduos da natureza, as Ações Voluntárias EcoFaxina destacam a importância da implantação do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue por meio de uma frente de trabalho composta por moradores de palafitas em regime de cooperativismo, que atuarão como agentes ambientais nas comunidades.


O projeto tramita na Prefeitura de Santos e aguarda o término de consultas à CETESB e ao IBAMA iniciadas em outubro de 2021 para a instalação do galpão na comunidade que servirá de base operacional para os trabalhos de limpeza do manguezal e das ecobarreiras.


A custo zero para o poder público, o projeto contará com investimentos privados de empresas que possuem responsabilidade compartilhada no ciclo de vida de embalagens, empresas portuárias e retroportuárias. Além de investidores privados, o projeto conta com uma emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Professor Kenny, no valor de R$ 150.000,00, para a aquisição de equipamentos para reciclagem, como esteira de triagem, prensa e balança. Aprovada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, a emenda aguarda a assinatura do Acordo de Cooperação entre a Prefeitura de Santos e o Instituto EcoFaxina para que possa ser destinada ao projeto.


Envolva-se!


Tá afim de fortalecer a luta pela vida marinha?! Clique aqui para se cadastrar e receber notificações por e-mail sempre que agendarmos uma Ação Voluntária EcoFaxina.



144ª Ação Voluntária EcoFaxina


➤ Ecossistema: manguezal

➤ Data: 29/05/2022

➤ Horário: 8h00 às 15h00

➤ Local: Jd. São Manoel, Santos

➤ Apoio: Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, UNISANTA, IO-USP, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista e Instituto Vedacit.

252 visualizações

Comments


bottom of page