top of page
Buscar

Voluntários se reúnem neste sábado para limpeza de praia em Santos

O Instituto EcoFaxina, em parceria com a FAM Cargo BR Logística Internacional, realiza neste sábado (11/12) mais uma ação voluntária de coleta de resíduos sólidos, desta vez na praia do Boqueirão, em Santos.


Com uma previsão do tempo animadora para este final de semana, a 134° Ação Voluntária EcoFaxina promete engajar um bom número de pessoas na luta por praias mais limpas, através da retirada de resíduos que são transportados por correntes de maré do interior do estuário (manguezal) até o mar, que saturado, deposita boa parte em praias, ilhas e costões rochosos do litoral paulista, bem como aqueles resíduos descartados na faixa de areia por frequentadores, em grande parte associados ao consumo de alimentos, bebidas e ao tabagismo.


"Nossas ações reúnem pessoas que abdicam o seu tempo livre, de lazer e descanso, em prol de um trabalho voluntário para a proteção da vida marinha. É sempre muito gratificante conhecer ou reencontrar pessoas que carregam essa energia a cada ação voluntária", afirma William Rodriguez Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina.


No total, em 132 ações, cerca de 3 mil voluntários coletaram mais de 63 toneladas de resíduos em mangues e praias da região.


Consciência ambiental e positividade marcam as Ações Voluntárias EcoFaxina.


A ação integra um conjunto de iniciativas que recebe apoio do Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e tem como objetivo conscientizar a sociedade da Baixada Santista sobre a importância da preservação de rios, estuários e do oceano, além de mobilizar setores públicos e privados em torno de projetos e políticas públicas que promovam a sustentabilidade e beneficiem a vida marinha.


Ecobarreiras


Com o objetivo de reduzir o aporte de plástico no oceano, o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue por meio de uma cooperativa formada por moradores de palafitas, segue em trâmite na Prefeitura de Santos para assinatura do Acordo de Cooperação. Aprovado por meio de Chamamento Público (Edital Nº 001/2021) realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, e com certidão de autorização de uso de área expedida pela Seção de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a expectativa é de que o processo siga agora para o gabinete do prefeito Rogério Santos. Com a assinatura do Acordo de Cooperação empresas parceiras terão segurança jurídica para investir no projeto, que possui parcerias técnico-científicas com o Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) e com a Universidade Santa Cecília (Unisanta).


Clique aqui para acompanhar o Processo Administrativo 73.718/2017-37 que tramita na Prefeitura de Santos para .


Sobre a FAM Cargo BR


Atuante no setor de Logística Internacional, com sede em Santos e escritório em São Paulo, A FAM Cargo BR se preocupa com a preservação do meio ambiente, destinando todos os anos parte de seus resultados para campanhas e instituições sociais que impactam positivamente a sociedade e o planeta.


"Somos uma empresa que apoia o Instituto EcoFaxina desde 2019. Sabemos da idoneidade da instituição e do impacto positivo que o trabalho desenvolvido traz para a nossa região, promovendo a economia circular e a cultura oceânica em prol do desenvolvimento sustentável. Além da redução na quantidade de resíduos plásticos no oceano, os materiais recicláveis coletados voltam para a cadeia produtiva. Vale ressaltar que a realização dessas doações, só é possível pelo esforço em conjunto entre o trabalho da equipe FAM, e a confiança dos clientes e parceiros que fazem tudo acontecer", ressalta Vanessa Mello - Co-Founder da FAM Cargo BR.


Todo material coletado pelos voluntários será qualificado e quantificado antes de seguir para o descarte adequado.



134ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA

Ecossistema: Praia

Data: 11/12/2021

Horário: 9h00 às 12h00

Local: Praia do Boqueirão, Santos

Ponto de encontro: Canal 4

Fornecemos: Protetor solar, álcool em gel, luvas, sacos de lixo, água mineral e certificado de participação por e-mail.

Patrocínio: FAM Cargo BR

Apoio: Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, Mr. Fly Moda Sustentável e Prefeitura de Santos.

473 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page