Cubatão recebe Ação Voluntária EcoFaxina neste domingo (19)

February 17, 2017

Evento organizado em parceria com a prefeitura da cidade reunirá voluntários para limpeza do Parque Ecológico do rRo Perequê. 

 

Acontece neste domingo, 19 de fevereiro, a 80ª Ação Voluntária EcoFaxina. O evento será no Parque Ecológico do Rio Perequê, em Cubatão (SP), importante área de preservação na região, que conta com trilhas em meio à Mata Atlântica.

 

O objetivo da ação, além da limpeza, é promover o turismo ecológico consciente no parque. 

 

“O parque forma um importante corredor ecológico e abriga grande biodiversidade que precisa ser preservada. Como recebe muitos turistas e moradores da cidade, poderemos encontrar bastante resíduos em sua área”, comenta o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis, que organiza a ação em parceria com a Prefeitura de Cubatão e ajuda de voluntários do instituto.

 

O Parque Ecológico do Perequê tem 168 hectares (aproximadamente 160 campos de futebol), 11,5 Km de perímetro, 95 espécies vegetais e 183 animais (sendo 26 endêmicas da região). Um de seus principais atrativos é a cachoeira Véu de Noiva, com cerca de 60 metros de altura. A trilha que leva à cachoeira, considerada de dificuldade moderada, é vencida em cerca de uma hora. Durante o trajeto os aventureiros tem acesso a outras cachoeiras e também piscinas naturais. 

 

 Fotos de Ação Voluntária EcoFaxina realizada no Parque Ecológico do Rio Perequê. 

 

O evento conta com apoio do Instituto Federal de São Paulo Campus Cubatão, ETEC de Cubatão, Cepema-Poli-Usp, Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista, Multientulho e Gari - Transportes e Limpezas.

 

Esta é a terceira Ação Voluntária EcoFaxina de 2017. A primeira aconteceu na praia da Vila Tupi (Praia Grande/SP) e a segunda no manguezal da Zona Noroeste de Santos (SP). É também a terceira realizada no parque em parceria com a Prefeitura de Cubatão, as anteriores ocorreram nos anos de 2012 e 2013.

 

Uma preocupação dos organizadores, é que, além de resíduos plásticos tradicionais, como embalagens de produtos, sacolas, lacres, etc, estão sendo encontrados também em ambientes aquáticos o microplástico e nanoplástico, que tem origem, em grande parte, no processo de fotodegradação e desgaste de objetos plásticos maiores, e representam uma grande ameaça às espécies aquáticas. “Estudos recentes mostram a crescente presença desses nanoplásticos nos ecossistemas costeiros e marinhos. Apesar de serem observados somente por meio de microscópio eletrônico, são uma grande ameaça de poluição até então desconhecida e cada vez mais presente nos organismos aquáticos. Inclusive em nossos alimentos”, alerta Schepis.

 

Para quem tiver interesse em participar como voluntário da 80ª Ação da EcoFaxina, pode enviar um e-mail para contato@institutoecofaxina.org.br ou se inscrever diretamente no evento publicado na página do instituto no Facebook.

 

A ação tem início na parte plana do rio às 8h30, com término às 12 horas. Os voluntários que optarem por continuar após a pausa para o lanche, terão a oportunidade de seguir pela trilha com a ação de coleta, aproveitando as belas piscinas naturais e cachoeiras formadas pelo rio, com conclusão prevista para 17 horas.

 

O Instituto EcoFaxina atua desde 2008 com foco no desenvolvimento e apoio a políticas públicas, pesquisas, programas e ações voltadas à proteção do Meio Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável. Um de seus principais objetivos para 2017 é implantar o projeto “Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos”, no Estuário de Santos, recuperando áreas de manguezais degradadas e diminuir a saída de plástico para o oceano. Para saber mais sobre esse projeto e conhecer o trabalho do Instituto, acesse http://www.institutoecofaxina.org.br. 

 

SERVIÇO 

 

80ª Ação Voluntária EcoFaxina
• Local: Parque Ecológico do Rio Perequê, em Cubatão (SP)
• Mapa: https://goo.gl/maps/SfuEeibzpjr
• Transporte público: EMTU - Linha 912 - Praia Grande (Terminal Tatico) / Cubatão (USIMINAS) - Via Praia Grande (Terminal Rod. Urbano Tude Bastos) e Santos (Av. Nossa Sra. de Fátima). 
• O que levar/usar: roupas leves, roupa de banho, tênis para trilha e mochila para transportar água, lanche, toalha, máscara de mergulho, celular, protetor solar, repelente, etc.
• Inscrições: pelo evento no Facebook - http://bit.ly/2kA1Nu9 – ou pelo email: contato@institutoecofaxina.org.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque