top of page

100ª Ação Voluntária EcoFaxina celebra o Dia Mundial da Água com limpeza de manguezal


Ação no manguezal de Santos integra a agenda de lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e contará com a participação do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

100ª Ação Voluntária EcoFaxina

Nesta sexta-feira, dia 22/03, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, estará em Santos lançando o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM), uma das metas nacionais prioritárias da Agenda de 100 dias do Governo Federal e representa a primeira fase de uma Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, que contemplará também fases a serem lançadas nos meses seguintes relacionadas à gestão de resíduos, áreas verdes urbanas, qualidade do ar, qualidade das águas e saneamento e áreas contaminadas.

Segundo o ministro, “O Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar representa uma inovação e um grande esforço de mobilização para responder de forma coordenada e integrada à poluição do ambiente marinho, que traz impactos aos ecossistemas e também ao turismo, saúde e segurança de navegação. O combate ao lixo no mar constitui a primeira fase da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, que apresenta um conjunto de ações concretas e de resposta imediata para a melhoria da qualidade ambiental, e, portanto, da qualidade de vida nas cidades brasileiras”.

Para o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis, a data representará um momento importante no avanço ao combate à poluição marinha no estuário de Santos e no Brasil. "Será uma excelente oportunidade para a Prefeitura de Santos apresentar ao ministro o Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, uma parceira entre Instituto EcoFaxina, Prefeitura de Santos e Cohab Santista, com o objetivo de reduzir o aporte de lixo no mar através da instalação de ecobarreiras e da recuperação de áreas degradadas de mangue no sistema estuarino. São dez anos monitoramento, coleta de dados e estudos para a elaboração do projeto e do modelo de parceria, que conta com a participação de investidores privados. A celebração do Acordo de Cooperação Acadêmica com Instituto Oceanográfico da USP no início do ano, as conversas com grandes empresas e agora a visita do ministro Ricardo Salles, mostra que estamos no caminho certo e nos deixa ainda mais próximos de iniciarmos esse projeto que poderá servir de modelo para todo o litoral do Brasil."

A 100ª Ação Voluntária EcoFaxina será realizada em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) e contará com a participação de alunos da faculdade de Ciências do Mar da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Até o momento o Instituto EcoFaxina realizou 99 ações de limpeza que envolveram mais de 2.000 voluntários na retirada de 52.779 kg de resíduos sólidos de praias e mangues do estuário de Santos e São Vicente. Sendo 35.758 kg somente plástico.

O Secretário do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório exibe pinos de cocaína coletados no manguezal durante a 82ª Ação Voluntária EcoFaxina

O Secretário do Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório, exibe pinos de cocaína (eppendorfs) coletados no manguezal durante a 82ª Ação Voluntária EcoFaxina.

Após participar da limpeza do mangue, o ministro fará a inauguração da escultura Tubarão-Baleia, de Siron Franco, e instalação de ecobarreira em canal que deságua na Praia do Gonzaga. O evento prosseguirá, na parte da tarde, em Ilhabela, onde o ministro acompanhará a realização de coletas para verificação da qualidade da água nas praias, realizará o lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar e concederá uma coletiva de imprensa.

A Água que Falta

Ainda em celebração ao Dia Mundial da Água, às 19 horas o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis, estará presente como convidado na estréia do documentário A Água que Falta, na Unibes Cultural, que fica na Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde). O documentário aborda os motivos que levam as pessoas a negligenciar os recursos hídricos e entrará na grade de programação da TV Cultura ao longo deste ano. Após a exibição acontecerá um debate onde representantes da gestão pública e da iniciativa privada abordarão diferentes pontos de vista sobre a questão da água, gerando reflexão e incentivando a busca por soluções inovadoras. O debate será mediado pelo jornalista Matthew Shirts da National Geographic e contará com a presença de especialistas em sustentabilidade.

O Fórum A Àgua Que Falta tem patrocínio da AMA – Ambev e será transmitido ao vivo no site da Climatempo (parceira na realização).

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Meio Ambiente.

133 visualizações
bottom of page