Voluntários do Instituto EcoFaxina retornam à ilha Porchat neste domingo (24) para mais uma ação voluntária de limpeza e conscientização ambiental. O objetivo é recolher o lixo presente na mata das encostas e também no costão rochoso, bem como conscientizar moradores e skatistas sobre os impactos da poluição marinha.
A negligência com o lixo tem sido uma das principais causas da elevação do número de mortes de tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Em 2010, um levantamento do Projeto Tamar apontou que no período entre janeiro e agosto daquele ano, mais de 44% das tartarugas necropsiadas pela equipe no litoral dos estados do Ceará, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina morreram por causa da ingestão de lixo. Das 192 tartarugas mortas, 80 tinham objetos em seu trato digestivo (estômago), principalmente o plástico, que compõe mais de 80% do lixo marinho, e em algumas regiões, mais de 90%. Não é por acaso que virou rotina tartaruga confundir sacola plástica com alga.
Segundo William Schepis, fundador da ONG, grande parte do lixo acumulado no costão rochoso da ilha é proveniente de favelas de palafitas existentes nos municípios de São Vicente, Santos e Cubatão. “Quando a maré enche, o lixo acumulado nos manguezais boia e é transportado por correntezas”, explica o biólogo marinho, lembrando que o lixo, principalmente o plástico, também é responsável pela morte de milhares de animais marinhos, colocando em risco o ecossistema da região, já bastante prejudicado".
Confira o vídeo do Trote Ecológico EcoFaxina 2011 que rolou na Ilha Porchat:
Atualmente, cerca de 260 espécies da fauna marinha são afetadas pelo lixo descartado, com aproximadamente 80% dos resíduos provenientes de áreas terrestres. O habitat marinho virou um enorme lixão que recebe toneladas de resíduos. Ambientalistas estimam que 14 bilhões de quilos de lixos sejam descartados todos os anos nos oceanos, destino final de todo o nosso lixo.
EcoBoarders
Em parceria com a Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente (Ascarvi-PSV), será promovido o 1º Encontro EcoBoarders - Família Tradição Ilha Porchat, com o objetivo de envolver na ação cerca de 30 skatistas da região, conscientizando sobre a importância de pequenos atos que fazem a diferença para o meio ambiente, como carregar o lixo até a lixeira mais próxima.
"Tem tudo a ver essa integração entre esporte e meio ambiente. A inclusão dos nossos skatistas nesse processo de conscientização é muito importante, pois eles serão grandes multiplicadores dessa consciência na região", explica Leonardo Branco, presidente da Ascarvi-PSV. "O encontro servirá também para a Ascarvi fortalecer o projeto Meu Quintal, que visa a sensibilização ambiental e o envolvimento de moradores e atletas na preservação da Ilha Porchat." completou Leonardo.
Save the date: domingo, 24/08, das 9 às 15 horas.
Ponto de encontro: às 9 horas no final da alameda Paulo Gonçalves.
O que levar: mochila com protetor solar, repelente, lanche, água e câmera fotográfica. Aconselhamos o uso de tênis e roupas leves.
O Instituto
O Instituto EcoFaxina foi criado em 2008 na cidade de Santos com o objetivo de combater a poluição marinha no estuário de Santos e São Vicente. Até o momento foram retiradas 28,7 toneladas de resíduos de áreas naturais. Esta será a quinta ação voluntária na ilha Porchat. Somando as quatro anteriores, foram retirados 1.353 quilos de lixo da ilha.
Comments