Praia Grande recebe Ação Voluntária EcoFaxina em seu aniversário de 50 anos


Voluntários realizarão coleta de microlixo dia 19/1, na praia da Vila Tupi. Um alerta de que nem tudo é festa quando o assunto é poluição marinha na Baixada Santista.

Além do aspecto ruim que ele dá às praias da região, o microlixo causa graves prejuízos à vida marinha, transfere poluentes químicos para o ambiente e pode ser ingerido por diversas espécies, incluindo aves, peixes, tartarugas e mamíferos. "Nanolixo" - Novos estudos mostram que partículas submicroscópicas de plástico, observadas somente através de microscópio eletrônico, representam uma ameaça de poluição até então desconhecida.

Integrando a programação dos 50 anos da Praia Grande, a 78ª Ação Voluntária EcoFaxina reunirá voluntários para uma coleta de microlixo na praia da Vila Tupi, onde o prefeito Alberto Mourão fará a entrega oficial das obras de reurbanização do entorno do Emissário Submarino da Sabesp, que incluem a construção de um deck, a instalação de uma academia para a melhor idade e a entrega de dois murais pintados pelo artista Erick Wilson, que é natural de Praia Grande, e tem como meta pintar 80 murais pelo mundo retratando os oceanos e a vida marinha. Praia Grande receberá as 10ª e 11ª edições.

O artista retratou uma onda gigante e um ambiente recifal utilizando a estrutura do Emissário Submarino.

Na tenda de verão da prefeitura, entidades ambientais estarão expondo seus trabalhos ao público das 10 às 17 horas.

A coleta terá início às 10h30 com encerramento previsto para 12h30, após a quantificação e qualificação dos resíduos retirados da faixa de areia. Os dados serão encaminhados à prefeitura.

A 78ª Ação Voluntária EcoFaxina tem o apoio do Departamento de Educação Ambiental da Praia Grande, Projeto Megafauna Marinha do Brasil e Universidade Santa Cecília - Unisanta.

Resíduos retirados do trato digestório de uma tartaruga-marinha. Fragmentos de plástico, em suas diferentes formas, cores e tamanhos compõem o banquete que oferecido diariamente aos animais marinhos da Baixada Santista.

Clique aqui para confirmar presença em nossa página no Facebook.

#praiagrande #ecofaxina #açãovoluntária #microlixo #microplástico

40 visualizações
ENDEREÇO

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377, Conj.03

Santos (SP) - CEP 11045-101

+55 (13) 3301-2391

contato@institutoecofaxina.org.br

ENVOLVA-SE
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Twitter
  • Flickr
  • RSS

Copyright © 2008 - 2020 | Instituto EcoFaxina - Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental. CNPJ: 10.735.372/0001-10