• William Rodriguez Schepis

Trote Ecológico EcoFaxina reunirá calouros e veteranos para limpeza de mangue neste domingo

Atualizado: Mar 11


Além de conscientizar, a recepção dos calouros unida à proteção da vida marinha incentiva alternativas ao trote tradicional.

A sétima edição do Trote Ecológico EcoFaxina, que acontecerá neste domingo (18/3), reunirá calouros e veteranos das faculdades de Biologia Marinha da UNISANTA e Ciências do Mar da UNIFESP em uma ação voluntária de limpeza de manguezal em Santos.

Além de retirar materiais recicláveis presentes no manguezal, o trote ecológico tem como objetivo também apresentar aos alunos um panorama da poluição marinha por plástico no estuário de Santos e São Vicente através da vivência e do envolvimento com a problemática, introduzindo conceitos ecológicos e a importância dos serviços ambientais que esse ecossistema presta à nossa sociedade.

Voluntários (as) coletando resíduos em manguezal de São Vicente que hoje encontra-se aterrado e ocupado por moradias irregulares.

"É fundamental que os profissionais que lidam com ambientes naturais costeiros e marinhos estejam atentos e sobretudo bem informados em relação ao grave quadro de poluição marinha e de desmatamento de mangue que ocorre na Baixada Santista.", explica Társio Monteiro, Coordenador de Mobilização do Instituto EcoFaxina. "O plástico descartado nos mangues chega todos os dias às baías de Santos e de São Vicente. Uma parte desses resíduos é depositado nas praias e costões rochosos e outra fica constantemente presente na coluna d'água transformando o mar em uma sopa de plástico." completa.

Com base em dados de 2010, cientistas estimam que 4,8 a 12,7 milhões de toneladas de plástico entrem a cada ano nos oceanos. A poluição de rios e estuários é o que mais contribui para esse enorme aporte de plástico no ambiente marinho.

Favelas de palafitas e a poluição marinha por plástico, um grave problema socioambiental que não pode continuar sendo ignorado pelo poder público.

Pesquisadores alemães publicaram um estudo que mostra que uma fração substancial dos detritos plásticos marinhos tem origem terrestre e os rios atuam como uma importante via de transporte para todos os tamanhos de detritos plásticos. No artigo, publicado pela revista Environmental Science and Technology, os pesquisadores calcularam que somente 10 rios do mundo transportam até 4 milhões de toneladas por ano de plástico para os oceanos e que dois terços da poluição oceânica provêm dos 20 rios mais poluídos do mundo. Na Baixada Santista, rios e canais estuarinos que compõem o estuário de Santos e São Vicente transportam todos os dias toneladas de resíduos plásticos para o mar. Afetando não somente a fauna marinha, mas trazendo prejuízos econômicos para a saúde pública, o turismo e a pesca.

#MangueFazADiferença Tendo em vista o quadro alarmante de ocupações de manguezal por favelas de palafitas no estuário de Santos e São Vicente, abriu um processo administrativo para solicitação de apoio na Prefeitura de Santos em que por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse Social solicita a cessão de uma área na margem do estuário, próxima ao conglomerado de favelas de palafitas na Zona Noroeste, para a construção de um galpão que sirva de base operacional para o trabalho de limpeza de áreas de mangue, instalação e manutenção de ecobarreiras, com o objetivo principal de conter o aporte de resíduos sólidos flutuantes para o oceano.

Reunião ocorrida no mês de agosto do ano passado na Secretaria do Meio Ambiente de Santos com o presidente da COHAB Santista, Maurício Queiroz Prado, o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis, lideranças comunitárias e técnicos da secretaria.

O processo encontra-se atualmente na COHAB Santista, órgão responsável pela área indicada e que atualmente encontra-se ocupada por moradias irregulares, mas que terão as famílias transferidas para um conjunto habitacional ainda este ano. Após a transferência das famílias, uma parte já aterrada será utilizada para a construção do galpão por meio de parceria com o setor privado e o restante terá o manguezal recuperado pelo Instituto EcoFaxina. Com o galpão pronto, os trabalhos de limpeza e contenção dos resíduos sólidos flutuantes serão diários. A cada transferência de famílias realizada pela Cohab Santista, o Instituto EcoFaxina ficará responsável pela recuperação da área degradada de mangue desocupada, coibindo assim novas invasões.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos.

Reconhecimento

O Trote Ecológico EcoFaxina foi reconhecido pela UNE e pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das iniciativas pioneiras para a promoção de trotes universitários que unem solidariedade e consciência ambiental em substituição ao convencional corte de cabelo, acompanhado de bebidas alcoólicas e atividades constrangedoras. Em 2011 e 2012 recebeu o premio Trote da Cidadania da Fundação Educar DPaschoal. Também em 2012 o Instituto EcoFaxina foi homenageado com a entrega do Certificado de Entidade Parceira em Ações de Responsabilidade Social da Universidade Santa Cecília - UNISANTA.



SERVIÇO:


91ª Ação Voluntária EcoFaxina

VII Trote Ecológico EcoFaxina

Ecossistema: manguezal 💛🌿🦀🐟🐢🐬 ➤ Atenção: participação aberta somente a calouros e veteranos de Biologia Marinha - UNISANTA e Ciências do Mar - UNIFESP.

Serviço Voluntário: Coleta de resíduos sólidos em área de preservação permanente. ➤ Fornecemos: transporte, coletes de identificação, sacos de lixo, protetor solar, repelente, luvas e botas (uso obrigatório). Certificado de participação - 5 horas. Aconselhamos o uso de roupas leves, meias para usar botas e mochila para guardar itens pessoais como lanche, água, documentos, celular, etc. ➤ Transporte: saída do ônibus às 8:30 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno previsto às 15 horas. ➤ Inscrições: No diretório acadêmico do curso ou através do formulário online em https://goo.gl/forms/zmpn0t9GV2uTiKpz1

Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.


As Ações Voluntárias EcoFaxina são uma ferramenta de educação ambiental e um alerta para o grave quadro de poluição marinha por plástico e desmatamento de mangue no estuário de Santos e São Vicente. Saiba mais em www.institutoecofaxina.org.br/voluntariado


182 visualizações
ENDEREÇO

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377, Conj.03

Santos (SP) - CEP 11045-101

+55 (13) 3301-2391

contato@institutoecofaxina.org.br

ENVOLVA-SE
  • Facebook
  • Instagram
  • Google+
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Twitter
  • Flickr
  • RSS

Copyright © 2008 - 2020 | Instituto EcoFaxina - Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental. Todos os direitos reservados.