top of page

Livro infantil sobre o mar tem renda revertida para o Instituto EcoFaxina


"As meninas Beatriz e Sophia e o passeio no fundo do mar" apresenta, de forma lúdica, que a natureza merece de nós, seres humanos, o devido respeito.

As meninas Beatriz e Sophia e o passeio no fundo do mar

O livro explora a curiosidade sobre o fundo do mar, trazendo às crianças ilustrações sobre um mundo de mistérios. A contemplação da diversidade e exuberância de elementos do fundo do mar nos permite evidenciar que o ser humano não possui mais direitos que os animais que habitam em outros ambientes como o marinho. Devemos ter valores e praticar atitudes que permitam uma co-existência harmônica, dado que a relação no ecossistema é de interdependência.

A educação ambiental está cada vez mais presente em nossas vi- das, para trazer a conscientização do papel de cada cidadão, pois pequenas atitudes tem o condão de trazer grandes resultados para as gerações atual e futuras. Sem dúvida, a educação, com o consequente respeito à natureza, é a maior riqueza que pode ser passada a uma geração.

Ana Paula Bernardino

A autora do livro, Ana Paula Bernardino, é advogada e como hobby se dedica ao universo do livro infantil, tendo participado de cursos e encontros com diversos autores. Desde que se tornou mãe, despertou a si e a seus filhos o gosto pela literatura infantil e isso estimulou sua própria criatividade para criar histórias. Recém egressa de uma vivência internacional, está ainda mais engajada a contribuir para um país melhor, reúne parceiros para tornar realidade mais esse sonho, no intuito de levar uma mensagem simples às famílias: a importância do estímulo à leitura e também da prática da colaboração e solidariedade.

Anna Palma Bodra

As ilustrações são de autoria de Anna Palma Bodra, arquiteta e amante da natureza. Além dos projetos de arquitetura e de ilustração, foi criadora da Bugigannas, marca de roupas e acessórios, focada em estamparia. Geralmente, seus desenhos são feitos a mão livre, através de grafite e depois coloridos e personalizados digitalmente. Se sente muito grata por ter a oportunidade de usar sua criatividade em projetos como esse livro, com mensagens positivas, tão valiosas às nossas crianças.

As receitas líquidas da venda do livro serão revertidas para ações voluntárias do Instituto EcoFaxina, entidade pioneira na execução de ações voluntárias de limpeza no estuário de Santos. Para adquiri-lo você deve fazer o pagamento de R$ 27,50 pelo PagSeguro e enviar um e-mail para asmeninasbeatrizesophia@gmail.com.

O Instituto EcoFaxina é uma Organização Não-Governamental que nasceu em 2008 por meio de ações voluntárias para limpeza de ecossistemas costeiros, com foco nos manguezais do estuário de Santos (SP). Recebeu da Prefeitura Municipal de Santos o título de Utilidade Pública e já ganhou diversos prêmios pela iniciativa. Em conjunto com a prática das coletas de resíduos em praias e nos mangues, realiza diversas pesquisas para diagnóstico e ações mais precisas. Também promove campanhas de sensibilização ecológica, atividades recreativas e socioculturais e, ainda, o “Programa Turma Ecológica”, um projeto educacional com crianças de 6 a 14 anos que moram nas palafitas nos mangues, levando informações de hábitos sustentáveis.

Atualmente está implementando o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que visa a recuperação de áreas degradadas de mangue e a geração de renda para jovens que vivem em palafitas em situação de vulnerabilidade social.

167 visualizações
bottom of page