top of page

Voluntários retornam ao manguezal neste domingo (28/4)


A 101ª Ação Voluntária EcoFaxina, que deveria ter ocorrido no dia 14/4, foi adiada devido ao mau tempo para este domingo (faça chuva ou faça sol!)

Voluntários posam para foto no ônibus a caminho do manguezal.

A ação será realizada em área de manguezal próxima ao bairro São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, com participação do Grupo de Estudos em Animais Marinhos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário São Judas Tadeu.

Nossas ações contam com a participação de voluntários que atuam na limpeza de áreas naturais no estuário de Santos e São Vicente. Disponibilizamos transporte, coletes de identificação, sacos de lixo, protetor solar, repelente, luvas e botas, as quais são de uso obrigatório em manguezal. Ao final da ação os voluntários realizam a identificação dos materiais e a pesagem dos resíduos retirados do ecossistema. Após as ações são enviados certificados de participação por e-mail aos nossos voluntários.

As pessoas que quiserem confirmar a participação devem preencher o formulário de inscrição, no qual é feita a reserva das botas.

O ponto de encontro fica na Rua Oswaldo Cruz, 266, no bairro Boqueirão, de onde o ônibus parte às 8h30 rumo ao manguezal, com retorno às 15 horas.

101ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA

101ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA

➤ DATA: domingo, 28/04

➤ ECOSSISTEMA: manguezal 🌿🦀🐟🐢🐬

➤ SERVIÇO VOLUNTÁRIO: limpeza de área natural.

➤ FORNECEMOS: transporte, coletes de identificação, sacos de lixo, protetor solar, repelente, luvas e botas (uso obrigatório). Certificado de participação - 5h.

👉 Aconselhamos o uso de roupas leves, meias longas para calçar botas e mochila para guardar lanche, água, documentos, celular e outros pertences.

➤ PONTO DE ENCONTRO E TRANSPORTE: saída às 8h30 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15h.

➤ INSCRIÇÃO: PREENCHA O FORMULÁRIO SOMENTE SE TIVER CERTEZA DA PARTICIPAÇÃO. 📤 http://bit.ly/101-EcoFaxina - Nele você informará os seus dados, incluindo a numeração de calçado para a reserva das botas. Confirme também a sua presença em nossa página no Facebook!

🔞 Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável. 📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.

Rios e estuários com densas populações ao longo de suas margens, sobretudo em periferias, transportam uma quantidade descomunal de plástico para os oceanos.

Dez rios levam quase todo o plástico para o oceano. Pesquisadores do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental, em Leipzig, Alemanha, analisaram a concentração de plástico em 57 rios de todo o mundo. Oito deles (Yangtze, Yellow, Hai, Pearl, Amur, Mekong, Indus e Ganges) se encontram na Ásia, enquanto dois (Níger e Nilo) estão na África.

O maior poluidor é o Yangtze, localizado na China, que libera 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano (mais do que é liberado pelos outros nove rios combinados). Juntos, os 10 rios são responsáveis ​​por despejar até 2,75 milhões de toneladas de plástico nos oceanos do mundo a cada ano.

Nós do Instituto EcoFaxina acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal ação para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente. 👍🏼💛🌿🦀🐟🐢🐬

Voluntária coleta plástico em manguezal de Santos.

✋ As Ações Voluntárias EcoFaxina são uma ferramenta de conscientização ambiental e um alerta para o grave quadro de poluição marinha por plástico e desmatamento de mangue no estuário de Santos e São Vicente.

Até o momento nossos voluntários recolheram 53.025 kg de resíduos sólidos de praias e mangues do estuário de Santos e São Vicente. Do total, que equivale ao peso de um cachalote adulto, 35.949 kg são plástico. No mangue foram realizadas 65 ações, de onde retiramos 46.238 kg de resíduos sólidos. Nas praias, realizamos 31 ações e coletamos 6.081 kg de resíduos sólidos. Já em rios e lagos, são 4 ações nas quais retiramos 705 kg de resíduos sólidos.

145 visualizações
bottom of page