top of page

Praia de Paranapuã receberá voluntários do Instituto EcoFaxina e da Coca-Cola neste sábado.


Voluntários posam para foto após a coleta de resíduos.

Neste sábado, 21 de setembro, voluntários do Instituto EcoFaxina e da Coca-Cola FEMSA Brasil irão celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias dando aquele talento na praia de Paranapuã, em São Vicente.

Para esta ação estão disponíveis apenas 20 vagas, devido ao número restrito de visitantes que a praia pode receber!

“Promover mobilizações e iniciativas de engajamento como essa faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade e da nossa missão de gerar valor econômico, ambiental e social em todos os lugares em que estamos presentes. É uma forma de colocar na prática o nosso compromisso por um mundo sem resíduos. Então, poder contar com parceiros experientes como a Ocean Conservancy e o Instituto EcoFaxina fortalece a iniciativa e a relevância junto à comunidade”, explica a Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora.

"Estabelecer parcerias com empresas como a Coca-Cola FEMSA Brasil é fundamental para atingirmos o nosso principal objetivo, que é reduzir a entrada de plástico no oceano. Estamos muito contentes, pois daqui em diante contaremos com um caminhão da Coca-Cola que fará a retirada e a reciclagem de todo o plástico coletado por nossos voluntários. Em breve, com a instalação das "ecobarreiras", poderemos comercializar um volume maior diretamente com a empresa, gerando renda para jovens moradores de palafitas que irão trabalhar no projeto", explica o diretor-presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis.

Todo o material coletado pelos voluntários será qualificado e quantificado antes de seguir para o descarte adequado. Depois de compilados, os dados serão enviados para a The Ocean Conservancy e a World Cleanup Day, que reúnem os dados de todas as ações em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2019.

Unidade de conservação

A praia de Paranapuã integra o Parque Estadual Xixová-Japuí, localizado entre os municípios de São Vicente e de Praia Grande. Criado em 1993, o parque possui 901 hectares de matas de encostas, restingas, costões rochosos e praias. As visitas devem ser agendadas por e-mail ou telefone.

➤ Ecossistema: praia ➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural. ➤ Ponto de encontro e transporte: saída às 8 horas da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 14 horas.

➤ Inscrição: PREENCHA O FORMULÁRIO SOMENTE SE TIVER CERTEZA DA PARTICIPAÇÃO. http://bit.ly/110AVEcoFaxina

➤ Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável. ➤ Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.

Realização: Instituto EcoFaxina Apoio: Coca-Cola FEMSA Brasil, Universidade Santa Cecília - UNISANTA, Juicy Santos, The Ocean Conservancy, World Cleanup Day, Fundação Florestal, Prefeitura de São Vicente e Governo Federal.

#MangueFazADiferença - Rios e estuários com densas populações ao longo de suas margens, sobretudo em periferias, transportam uma quantidade descomunal de plástico para os oceanos.

Dez rios levam quase todo o plástico para o oceano. Pesquisadores do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental, em Leipzig, Alemanha, analisaram a concentração de plástico em 57 rios de todo o mundo. Oito deles (Yangtze, Yellow, Hai, Pearl, Amur, Mekong, Indus e Ganges) se encontram na Ásia, enquanto dois (Níger e Nilo) estão na África.

Rio dos Bugres, Santos.

No estuário de Santos, o lixo descartado em áreas de mangue chega ao oceano transportado por correntes de maré. Parte dos resíduos o mar deposita nas praias, sendo necessário o uso de caminhões e tratores para retirar cerca de 20 toneladas de resíduos por dia!

O maior poluidor é o Yangtze, localizado na China, que libera 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano (mais do que é liberado pelos outros nove rios combinados). Juntos, os 10 rios são responsáveis ​​por despejar até 2,75 milhões de toneladas de plástico nos oceanos do mundo a cada ano.

Nós do Instituto EcoFaxina acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal ação para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente.

#PorUmMarSemLixo - As Ações Voluntárias EcoFaxina são uma ferramenta de conscientização ambiental e um alerta para o grave quadro de poluição marinha por plástico e desmatamento de mangue no estuário de Santos e São Vicente. Envolva-se!

152 visualizações
bottom of page