top of page
Buscar

Dia do Voluntariado é celebrado com ação de limpeza do manguezal

O último domingo de agosto (28) foi muito especial por contemplar duas datas importantes, o Dia Nacional do Voluntariado e o 46º aniversário da Zona Noroeste de Santos.


Voluntários do Instituto EcoFaxina chegaram no mangue do Jardim São Manoel e se depararam com a maré mais baixa que de costume, mas o que foi atípico mesmo para todos nós acostumados com os mutirões em áreas naturais foram as rajadas de vento que chegaram a cerca de 80 km/h. Apesar da ventania, o grupo manteve a determinação e o entusiasmo de sempre.



"Esta ação foi bastante simbólica no aniversário da Zona Noroeste, onde mora um terço da população e que registra o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade. No mutirão, outras pessoas puderam conhecer essa região e também o trabalho da ONG", declarou Rafael Moreira, 36 anos, professor e cientista político.



No total, 365 kg de resíduos foram coletados, sendo 277 kg de plástico, 30 kg de isopor, 34 kg de borracha, 19 kg de vidro e 5 kg de outros.



Nas 149 ações já realizadas, mais de 3000 voluntários retiraram um total de 67.142 kg de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos. Uma quantidade equivalente a 1.342.840 garrafas PET de 2 litros.


O que mais encontramos é lixo de origem domiciliar, como embalagens de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal, cosméticos, sacolas, brinquedos, calçados, eletroeletrônicos e fármacos. Sendo o plástico, o material em maior volume, com 43.795 quilos recolhidos.


As ações voluntárias que realizamos são uma ferramenta de educação ambiental e ciência cidadã, que servem como alerta para o crítico quadro de poluição e chamam a atenção para a necessidade de um trabalho diário para sua reversão.


Neste contexto, em 2009, o Instituto Ecofaxina elaborou o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a formação de uma cooperativa composta por moradores de palafitas, com o objetivo de conter a saída de resíduos flutuantes para o o oceano por meio da instalação de ecobarreiras, recuperação de áreas degradadas de mangue e reciclagem com geração de renda. O projeto encontra-se em fase final de tramitação na Prefeitura de Santos para assinatura de acordo de cooperação que possibilitará o envolvimento da comunidade, bem como, do setor privado no combate à poluição marinha no litoral paulista. Clique aqui e saiba mais.


Seguimos com nosso propósito, influenciando pessoas a falarem e agirem em nome dos oceanos.


"É muito bom participar das ações do EcoFaxina, a gente fica feliz de fazer algo pelo meio ambiente. Além desse projeto transformar a situação dos manguezais, também acaba mudando um pouquinho a nossa vida. Ele nos torna pessoas melhores. Sou grata ao Instituto pela oportunidade de crescimento pessoal", explicou Bianca Pereira, 23 anos, estudante de Nutrição e auxiliar administrativa.



Agradecemos aos nossos parceiros, Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Associação Comercial de Santos, ACS Jovem, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, Grupo Criando Valor, UNISANTA, Década do Oceano, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food. Vocês são fundamentais para nós!

17 visualizações

Comments


bottom of page