top of page

Voluntários retornam ao manguezal neste domingo (16/02)

A 116ª Ação Voluntária EcoFaxina ocorrerá neste domingo. A ação será realizada em área de manguezal próxima ao bairro Jd. São Manoel, na Zona Noroeste de Santos e a meta é coletar 500 kg de resíduos sólidos, ultrapassando os 447,5 kg coletados na ação anterior.


Nossas ações contam com a participação de voluntários que atuam na limpeza de áreas naturais no estuário de Santos e São Vicente. Disponibilizamos transporte, coletes de identificação, sacos de lixo, protetor solar, repelente, luvas e botas, as quais são de uso obrigatório em manguezal. Ao final da ação os voluntários realizam a identificação dos materiais e a pesagem dos resíduos retirados do ecossistema. Após as ações são enviados certificados de participação por e-mail aos nossos voluntários.


Estamos muito felizes em informar que as vagas para a ação de domingo esgotaram em um dia com 55 inscritos.



116ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA

➤ DATA: domingo, 16/02

➤ ECOSSISTEMA: manguezal 🌿🦀🐟🐢🐬

➤ SERVIÇO VOLUNTÁRIO: limpeza de área natural.


🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila/bag para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, squeeze/caneca e uma alimentação reforçada no café da manhã.


🔞 Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável.


📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.


➤ Patrocínio: FAM Cargo BR

➤ Apoio: Instituto Vedacit, LIDE Santos, UNISANTA, Coca-Cola FEMSA Brasil, Terracom Engenharia, Juicy Santos, Mr. Fly, CMJ Santos, Prefeitura de Santos, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.


#MangueFazADiferença - Grande parte dos resíduos coletados por voluntários em praias do litoral do estado de São Paulo tem como origem as favelas de palafitas que ocupam o manguezal do estuário de Santos e São Vicente. Toneladas de resíduos sólidos saem diariamente do estuário transportados por correntes de maré e alcançam correntes costeiras, que espalham o plástico por praias, ilhas e costões rochosos do nosso litoral, causando prejuízos à fauna e também a importantes setores econômicos, como a saúde pública, o turismo e a pesca em nossa região.



As Ações Voluntárias EcoFaxina são uma ferramenta de conscientização ambiental e um alerta para o grave quadro de poluição marinha por plástico e desmatamento de mangue no estuário de Santos e São Vicente. Por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propicia uma nova perspectiva do problema para quem participa ou acompanha o trabalho. Os dados obtidos em ações voluntarias de limpeza nos fornecem uma visão clara sobre os tipos de resíduos e as principais fontes poluidoras presentes no estuário de Santos e São Vicente. Tais informações, somadas à visitas técnicas, estudos e monitoramento ambiental, serviram de base para a elaboração do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue, incluindo educação ambiental, reciclagem e geração de renda para famílias que vivem em favelas de palafitas. Acesse www.institutoecofaxina.org.br/o-projeto e saiba mais sobre esse projeto tripartite, que reúne sociedade civil, empresas e poder público no combate à poluição marinha.


Rios e estuários com densas populações ao longo de suas margens, sobretudo em periferias, transportam uma quantidade descomunal de plástico para os oceanos.


Dez rios levam quase todo o plástico para o oceano. Pesquisadores do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental, em Leipzig, Alemanha, analisaram a concentração de plástico em 57 rios de todo o mundo. Oito deles (Yangtze, Yellow, Hai, Pearl, Amur, Mekong, Indus e Ganges) se encontram na Ásia, enquanto dois (Níger e Nilo) estão na África.


O maior poluidor é o Yangtze, localizado na China, que libera 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano (mais do que é liberado pelos outros nove rios combinados). Juntos, os 10 rios são responsáveis por despejar até 2,75 milhões de toneladas de plástico nos oceanos do mundo a cada ano.



#PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal ação para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente. Envolva-se! www.institutoecofaxina.org.br/voluntariado


101 visualizações
bottom of page