top of page

168ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA

DADOS

DATA DA AÇÃO VOLUNTÁRIA

30 de jul. de 2023

Lua Crescente

Lua Crescente

Manguezal

Manguezal

LOCAL DA AÇÃO VOLUNTÁRIA

Jardim São Manoel, Santos

26 voluntários

26 voluntários

RESÍDUOS COLETADOS

406 kg





OBSERVAÇÕES

“Vocês vão ao mangue para limpar o lixo dos outros?"

“Mas não acham que isso que vocês fazem é enxugar gelo?” 🦀🤡👀


Apesar destes questionamentos, hoje, em celebração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais (26), ultrapassamos a marca de 70 toneladas de resíduos (70.216 kg) retirados de ecossistemas aquáticos em quase 15 anos de trabalho do IEF, com o envolvimento de mais de 4.000 voluntários! 👊🫶


Neste domingo, nossos voluntas retiraram 406 kg do manguezal à margem do Rio São Jorge, em Santos. Veja a lista por tipo de material:


Plástico: 191 kg

Isopor: 23 kg

Borracha: 54 kg

Vidro: 57 kg

Metal: 3 kg

Tecido: 34 kg

Outros: 44 kg


Nossa missão não é somente a limpeza, aproveitamos o encontro para dialogar com a comunidade, iniciativa privada, órgãos públicos, imprensa, acadêmicos e voluntários sobre educação ambiental, promovendo a troca de conhecimentos sobre questões socioambientais, propiciando uma rica experiência e uma excelente oportunidade de falarmos sobre os impactos causados pela poluição por plástico.


Também apresentamos aos participantes da ação o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue, por meio da criação de uma cooperativa, gerando renda para moradores de palafitas, que se tornarão agentes ambientais na comunidade. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel e recursos provenientes de investimento social privado.


Para você que participa das ações ou apoia o Instituto de diferentes maneiras, saiba que sua atitude é nobre e faz toda a diferença! Nosso muito obrigado! 💛🙌


Seguimos juntos por um mar sem lixo, em defesa da vida marinha! 🤝🦀🐬


A 168ª Ação Voluntária EcoFaxina contou com o apoio da Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Unisanta, Terracom Engenharia e Eval Digital.

bottom of page