top of page

O INSTITUTO

OBJETIVO

Reduzir o aporte de plástico no oceano atuando na limpeza e na recuperação de áreas degradadas.

MISSÃO

Informar, educar e inspirar pessoas a falarem e agirem pelos oceanos.

VISÃO

Ser referência no combate à poluição de ecossistemas aquáticos, recuperação de áreas degradadas e promoção da cultura oceânica e da economia circular.

VALORES

No desenvolvimento das atividades e ações necessárias à consecução de seus Objetivos Sociais, o INSTITUTO ECOFAXINA, seus associados, conselheiros, diretores, colaboradores, voluntários, consultores e/ou assessores observarão sempre os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, não fazendo qualquer discriminação de raça, de cor, de gênero e/ou de religião.

A atuação do Instituto EcoFaxina relaciona-se com os seguintes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

HISTÓRIA

O Instituto EcoFaxina – Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas para a redução do aporte de plástico no oceano, tendo como estratégia principal a contenção de resíduos sólidos flutuantes, a recuperação de áreas degradadas e a redução de ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. O Instituto organiza mensalmente Ações Voluntárias de limpeza de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as fontes geradoras de poluição marinha, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos. Até o momento (agosto/2022) foram realizadas 148 Ações Voluntárias, envolvendo mais de 3.000 pessoas na retirada de 66.777 quilos de resíduos sólidos de ecossitemas aquáticos, o equivalente a 1.335.540 garrafas PET de 2 litros.

Com a convicção de que não somente é possível reverter o quadro de degradação ambiental no estuário de Santos e São Vicente,  mas que trata-se de uma questão prioritária e emergencial, em 2009 o Instituto EcoFaxina encaminhou à Prefeitura de Santos um Procedimento de Manifestação de Interesse Social no qual propõe uma parceria com o município para a implantação do Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, projeto que visa a redução da poluição por resíduos sólidos através da formação de uma frente de trabalho composta por moradores de comunidades de palafitas com a missão de conter a saída de resíduos sólidos flutuantes para o mar por meio da instalação e operacionalização de "ecobarreiras", recuperação de áreas degradadas de mangue e reciclagem, gerando renda para famílias que vivem em palafitas.

O Instituto EcoFaxina desenvolve desde 2010 o “Trote Ecológico EcoFaxina”, promovendo o voluntariado entre calouros e veteranos de universidades da região na luta contra a poluição marinha, sendo reconhecido pela UNE e pelo Ministério do Meio Ambiente como alternativa para os trotes violentos e premiado pela Fundação Educar Dpaschoal. 

Em 2011 o Instituto EcoFaxina foi premiado pelo Programa Jovens Embaixadores Ambientais realizado pela Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU (PNUMA). 

Em 2013 recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal.

Ainda no ano de 2013, o Instituto EcoFaxina foi homenageado com o prêmio Guardiões das Praias e Projeto TOP - Transtorno Obsessivo por Praia, desenvolvido pela Ambev com o apoio do Programa Bandeira Azul, Revista Trip e Lynx Consultoria. Na ocasião o Instituto EcoFaxina recebeu 25 mil reais, uma semana de workshop de projetos ambientais na sede da empresa no Rio de Janeiro e menção honrosa no prêmio Trip Transformadores, promovido pela revista Trip na Oca do Ibirapuera. 

Em 18 de abril de 2016 celebramos uma grande conquista, com a aprovação do Projeto de Lei "Programa Ecobarreiras", pela Câmara Municipal de Santos. Um grande passo para a utilização dessa importante ferramenta prevista no projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que tramita na Secretaria do Meio Ambiente de Santos.

Em 2018 foi a entidade da Baixada Santista selecionada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) para conduzir os estudos para determinação das principais fontes poluidoras na porção insular do município de Santos, contando com o patrocínio da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), da Agência de Proteção Ambiental da Suécia, em parceria com a Prefeitura de Santos. Também em 2018 foi convidado pelo ambientalista, jornalista e escritor Paul Hawken, para o lançamento do seu livro “Drawdown: 100 iniciativas poderosas para resolver a crise climática”, no Museu de Arte Moderna (MAM), com as presenças de Gisele Bündchen e Pedro Paulo Diniz. Foi palestrante no 1º Simpósio de Infraestrutura, Logística e Meio Ambiente - Debates sobre os 30 anos da Constituição Federal. Ainda em 2018 foi convidado pela Universidade de São Paulo para recepcionar e guiar estudantes de todo o mundo em uma visita técnica a bordo de escuna pelo estuário de Santos e São Vicente.

 

Em 12 de dezembro de 2018 celebrou um Termo de Cooperação Acadêmica com a Universidade de São Paulo para o desenvolvimento de projetos e pesquisas no estuário de Santos e São Vicente.

 

Em 22 de março de 2019 realizou a sua 100ª Ação Voluntária EcoFaxina no manguezal de Santos, com a participação do ministro do meio ambiente, Ricardo Sales, e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, por ocasião do lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Em 30 de maio de 2019 foi convidado a apresentar o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) durante o OLA! Ocean LitterAcy Workshop.

 

Foi um dos atores responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico de Avaliação e Monitoramento do Lixo no Mar (PEMALM) do Estado de São Paulo, que contou com a contribuição de diversos setores da sociedade para responder à necessidade de se compreender o problema do lixo no mar no estado para então buscar formas de combatê-lo. 


Atualmente integra o Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Comitê de Assessoramento da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desenvolve pesquisa para determinação da concentração de microplásticos em sedimentos do estuário de Santos e São Vicente, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Litoral Paulista (UNESP-CLP). 

EQUIPE

william-schepis-diretor-presidente_edite

WILLIAM RODRIGUEZ SCHEPIS

Diretor-Presidente

Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), surfista, mergulhador e ambientalista. Idealizador e fundador do Instituto EcoFaxina em 2008. Atua como educador e influenciador socioambiental, tendo coordenado 148 ações voluntárias de limpeza de ecossistemas costeiros, além de pesquisas e campanhas para a recuperação e conservação do estuário de Santos e São Vicente. Delegado eleito para as Conferências Municipal e Estadual de Meio Ambiente. Idealizador do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue como estratégia para a redução da poluição marinha por plástico no litoral paulista e geração de renda para moradores de palafitas. Colaborou com a elaboração do  Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Governo do Estado de São Paulo (PEMALM). Diretor executivo do Grupo de Apoio da Região Sudeste (GAM-SE) ligado ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações nas atividades relativas à Década do Oceano.

paulo-lopes-instituto-ecofaxina.jpg

PAULO FERRAZ LOPES

Diretor Vice-Presidente

​Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV/SP. Possui 20 anos de experiência em Supply Chain, Logística Internacional e Travel Management. Desde os 19 anos é parceiro e colaborador do Anjos para Adoção, entidade que retira animais de rua, cuida e os disponibiliza para adoção.

luana-oliveira-instituto-ecofaxina.jpg

LUANA SANTANA OLIVEIRA

Diretora Financeira

Mais de 7 anos de experiência na área administrativa, em setores de logística e processos administrativos. Treze anos de experiência na organização e realização de ações voluntárias de limpeza de ecossistemas costeiros e marinhos. Experiência de 9 anos em gastronomia. Foi cozinheira no Madê Cozinha Autoral e na cervejaria Everbrew, em Santos. Associada fundadora do Instituto EcoFaxina.

lucas_filgueira_diretor_instituto_ecofaxina.jpeg

LUCAS FILGUEIRA

Diretor de Planejamento Estratégico

Lucas é formado em engenharia de Produção Mecânica e possui certificação em Derivativos: Negociação, Precificação e Hedge no Insper. Com 4 anos no Exército Brasileiro, sua trajetória se estendeu por 4 anos na Louis Dreyfus Company (LDC) como Analista Comercial. Além disso, passou 6 anos na Mitsui & Co. como coordenador das estratégias de preço e posicionamento de mercado físico e de derivativos. Participou também da criação de padrões de certificação ambiental. E ainda, é o responsável pelo planejamento e estratégia comercial do Biogás na Raízen.

fabio_nunes__diretor_instituto_ecofaxina.jpg

FÁBIO NUNES

Diretor de Educação Ambiental

Ambientalista e biólogo com 35 anos de docência, mestre em sustentabilidade da pesca e aquicultura, vereador 2000/2012 e ex-secretário de meio ambiente e cultura de Santos - SP. Cofundador e Diretor Educação Ambiental do Instituto EcoFaxina desde 2022, stakeholder do Movimento Nacional de Catadores e Consultor ESG.

thiaguera-sampaio.jpg

THIAGO BASTOS SAMPAIO

Diretor de Comunicação

Formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Trabalhou como designer gráfico para a Abyara Brasil Brokers, foi web designer do Portal da Prefeitura de São Paulo, ilustrador e diagramador pelas editoras Abril e Globo.

keli_silveira_assessora_comunicacao_instituto_ecofaxina.jpeg

KELI SILVEIRA

Assessora de Comunicação

Paulistana que transita entre o urbano, o campo e a praia. Formada em Jornalismo, pelo Centro Universitário FIEO, Pós-Graduada em Psicologia, pela Universidade de São Paulo e em Comunicação Jornalística pela Fundação Cásper Líbero. Trabalhou como apresentadora em telejornal, programas de entrevista e de turismo, e como repórter na TV Gazeta, em São Paulo. Em 2019, uniu a formação acadêmica ao amor por novas experiências para incentivar pessoas a viajarem mais. Criou o Instagram e o blog Vá, Viaje. Como criadora de conteúdo digital, viajante, amante e defensora da natureza considera muito importante o turismo sustentável e iniciativas socioambientais. Foi assim que conheceu o Instituto EcoFaxina, passando a contribuir com o trabalho da entidade na defesa da vida marinha.

miguel-pompeia-diretor-instituto-ecofaxi

MIGUEL POMPEIA

Diretor de Gestão de Resíduos

Formado em administração de empresas e comércio exterior. Pós-graduado em finanças e em gestão ambiental com ênfase em gerenciamento de resíduos, trabalhou durante 15 anos no mercado financeiro, em instituições como: Banco do Brasil, BBVA, Bradesco e HSBC, agregando e diversificando atuação dentro da área financeira, administrativa e comercial. Com a ampla experiência em sistema de gestão empresarial, se especializou e desde então percebeu que a sustentabilidade deixou de ser uma inconveniência para ser um custo inevitável que transformar cenários competitivos, as empresas começam a enxergar novos produtos, processos, modelos de negócios, Inovação e tecnologias.​ Desde 2012 iniciou pesquisas e projetos com o objetivo de suprir necessidades sustentáveis de mercado, com visão estratégica de negócios e respeito as normas vigentes. Dedicação, determinação, dinamismo, adaptação o conduzem ao sucesso.

tadeu-bastos-sampaio.jpg

TADEU BASTOS SAMPAIO

Diretor de Produção Multimídia

Formado em Radio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP no ano de 2002. Em 2000, inicia estágio no SBT trabalhando tanto na produção quanto na área técnica. Em 2002 ingressa no mercado publicitário na área de produção. Atua durante 10 anos produzindo filmes publicitários, programas de TV, longas metragens, curta metragens, documentários, entre outros. Em 2012 migra da área de produção para a área de técnico cinematográfico como assistente de câmera, na qual permanece até hoje, além de desenvolver trabalhos como videomaker, diretor de fotografia e diretor.

alexander-turra-consellho-instituto-ecofaxina.jpg

ALEXANDER TURRA

Conselheiro Administrativo

É professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. É biólogo com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi agraciado com o Kirby Laing Fellowship na School of Ocean Sciences, Bangor University, no Reino Unido, e com a medalha Mérito de Tamandaré da Marinha do Brasil. A atuação está voltada para o exercício da pesquisa interdisciplinar e integrada, com foco em temas como governança, manejo integrado e conservação marinha, impacto ambiental marinho, mudanças climáticas, poluição marinha (lixo nos mares) e estrutura e funcionamento de ecossistemas marinhos. Tem buscado exercitar e promover a integração entre ciência e a sociedade, considerando tanto atividades de ensino formal e não formal quanto a formação continuada de professores e a produção de materiais de apoio ao ensino. Busca estabelecer um diálogo com a iniciativa privada para desenvolvimento tecnológico e inovação aplicados ao oceano. Possui atuação em fóruns e organizações nacionais (e.g. MMA, MCTI, SECIRM, SIMA/SP) e internacionais (e.g. GESAMP, UNESCO, UNEP, UNEA, IAI) com abordagens multi e transdisciplinares voltadas para integração entre ciência e tomada de decisão. Além da coordenação e participação em diferentes projetos e redes (e.g. Rede Clima, ReBentos) de pesquisa, organizou importantes eventos científicos como o 5o Simpósio Brasileiro de Oceanografia (Santos, Brasil/2011), 2nd International Ocean Research Conference (Barcelona, Espanha/2014), Third International Symposium on the Effects of Climate Change on the World's Oceans (Santos, Brasil/2015) e VII International Sandy Beach Symposium (Ilhabela, Brasil/2015). Além de membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, atua na Coalizão Ciência e Ambiente e na Rede de Especialistas em Conservação da Natureza. É editor associado das revistas Ocean and Coastal Research (Brazilian Journal of Oceanography) e Ambiente e Sociedade e editor da série Brazilian Marine Biodiversity (Springer Nature). Atua também em divulgação científica em veículos como Scientific American Brasil, Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Jornal da USP.

bruno_karolski_conselho_instituto_ecofax

BRUNO KAROLSKI

Conselheiro Administrativo

​Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade de São Paulo (2003). Mestre na área de Botânica na sub-área de Biologia Molecular de Plantas (2007) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador na área de Microbiologia Ambiental no Centro de Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA - Poli - USP) localizado em Cubatão, SP. Desenvolve pesquisa em remediação de contaminantes derivados de petróleo e metais pesados em solos e efluentes industriais. Também desenvolve pesquisa na área de produção de plásticos biodegradáveis por micro-organismos utilizando fontes alternativas de carbono assim como a bioprospecção destes micro-organismos na natureza. Também atua na pesquisa de biodegradação de polímeros petroderivados. Tem experiência na área de Microbiologia Ambiental, Biologia Molecular e Botânica.

demian_topel_consellho_instituto_ecofaxi

DAMIAN TOPEL

Conselheiro Administrativo

Demian Topel é ambientalista e empreendedor na área do Ecoturismo desde 1992, com experiência de mais de 25 anos em criar, promover e coordenar viagens educacionais em ambientes naturais no Brasil. Por mais de 10 anos esteve envolvido em projetos de Energia Solar Fotovoltaica, privados e governamentais, e foi palestrante sobre o tema na RIO-92. Responsável pelas primeiras operações comerciais de Mergulho em Cavernas no Brasil, em Bonito, no início da década de 1990, foi um dos pioneiros na realização de viagens àquela região. Em 1997 fundou a Terra Nativa Ecoturismo, empresa que dirigiu até 2010. A Terra Nativa foi pioneira na introdução dos conceitos de Sustentabilidade Socioambiental em viagens de estudo do meio e educação ambiental. Alterna seu tempo entre oferecer as melhores experiências nos mais belos cenários naturais do Brasil pela Bluerivers e elaborar roteiros de Turismo Científico e Educacional para universidades estrangeiras no Brasil, pela Terra Nativa. É guia cadastrado no Ministério do Turismo e Mergulhador Dive-Master credenciado pela PADI. Liderou mais de 300 viagens em ambientes naturais no Brasil. Demian surfa em seu tempo livre.

gustavo_rosa_conselheiro_instituto_ecofa

GUSTAVO MARDEGAN ROSA

Conselheiro Administrativo e Fiscal

​Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui especializações em sustentabilidade na Universidade de Columbia, modelagem financeira e de negócio pela Universidade de Wharton e estratégia em Harvard. Ao longo de 20 anos, construiu uma vasta carreira como trader no mercado financeiro, atuando em grandes corretoras de valores no Brasil e nos Estados Unidos. Com uma visão abrangente de finanças e de questões ambientais, atualmente Gustavo integra o Conselho Administrativo do Instituto EcoFaxina, provando que sustentabilidade é muito mais do que um ponto de vista: é uma  questão séria e urgente, que trata do futuro do planeta e de todos nós.

daniele-chimenti.jpg

DANIELE CHIMENTI

Conselheiro Administrativo

​Artista Plástico pelo Instituto de Arte de Florença. Ambientalista há mais de vinte anos, utiliza a arte como ferramenta para a educação ambiental. 

jeison-quraitem-diretor-instituto-ecofax

JEISON QURAITEM

Conselheiro Administrativo

​Atuou na área de estratégia e negócios internacionais da Exeter St. Davis na criaçao de um dos maiores consórcios de construção do País. Atua a 12 anos no mercado imobiliário e há 4 anos vem especializando-se em Proptechs, ativo na vertical Construtech da ACATE e sempre presente nos maiores eventos do setor no Brasil e no mundo. Sócio de duas startups do mercado imobiliário, nas horas vagas Jeison é um grande baterista e péssimo jogador de golfe.

luciano-pereira-conselheiro-instituto-ecofaxina.jpeg

LUCIANO PEREIRA DE SOUZA

Conselheiro Administrativo

Graduado e Licenciado em Ciências Biológicas, Advogado, Membro do Movimento Escoteiro desde 1978 onde desenvolveu o interesse pela preservação e estudo do Meio Ambiente natural. Doutorado em Direito com tese sobre a proteção das florestas no direito internacional e Ex-Secretário de Meio Ambiente de Santos.

malu-farremberg-conselheira-administrativa.jpg

Maria Lucia Alonso Farrenberg

Conselheira Administrativa

Arquiteta graduada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada, em Estruturas Ambientais Urbanas, pela Universidade de São Paulo. Trabalhou na área ambiental da Companhia Energética de São Paulo - CESP (1978-1999) coordenando processos de licenciamento ambiental e representando a empresa no Comitê de Meio Ambiente do Setor Elétrico  da Eletrobrás. Posteriormente, atuou como consultora da CETESB e da empresa Energias de Portugal Brasil – EDP. Ao voltar a viver em Santos, conheceu o trabalho socioambiental do Instituto EcoFaxina e, recentemente, passou a colaborar na missão de resgatar a saúde dos oceanos e de melhorar a qualidade de vida de comunidades vulneráveis.

edileia-ongaro-conselheira-administrativa.jpg

ODILÉIA ONGARO

Conselheira Administrativa

Formada em engenharia ambiental pela Faculdade Franco Montoro, com pós-graduação em Segurança do Trabalho pela POLI-USP. Trabalha a mais de 15 anos com gestão ambiental em empresas químicas, petroquímicas, cimentíceas e mineradoras, com destaque para a Votorantim Cimentos na qual atuou por 8 anos com licenciamentos ambientais de grande porte. Atualmente é consultora na área de sustentabilidade, realizando relatórios e licenciamentos ambientais.

rafael-ribeiro.jpg

RAFAEL RIBEIRO JACINTO

Conselheiro Administrativo

Administrador de Empresas e Técnico em Edificações; Gestor de Sistemas Integrados de Gestão Ambiental com passagens por empresas como Petrobras, na área de contratos com fornecedores; Idealizador do Projeto Baixada Sustentável; Dez anos de experiência como voluntário na área de meio ambiente ligada a resíduos sólidos.

rodrigo-lopes.jpg

RODRIGO LOPES

Conselheiro Administrativo e Fiscal

​Administrador de Empresas com formação e expecializações na UNIP, FGV, UCI/Califórnia, SENAC e Anhembi Morumbi; Consultor e docente em Logística Reversa, Sustentabilidade e Empreendedorismo com ênfase em Análise da Cadeia de Valor (ACV); Quinze anos de experiência em serviços na construção civil com foco em sustentabilidade, sendo 3 anos nos Estados Unidos; Membro permanente do Comitê para a Sustentabilidade no Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Baixada Santista.

PARCEIROS

logo-pms.png
iousp-logo.jpg
UNISANTA
logo_nph_unisanta.png
logo-smjsm.png
bottom of page