top of page

O INSTITUTO

OBJETIVO

Reduzir o aporte de plástico no oceano atuando na limpeza e na recuperação de áreas degradadas.

MISSÃO

Informar, educar e inspirar pessoas a falarem e agirem pelos oceanos.

VISÃO

Ser referência no combate à poluição de ecossistemas aquáticos, recuperação de áreas degradadas e promoção da cultura oceânica e da economia circular.

VALORES

No desenvolvimento das atividades e ações necessárias à consecução de seus Objetivos Sociais, o INSTITUTO ECOFAXINA, seus associados, conselheiros, diretores, colaboradores, voluntários, consultores e/ou assessores observarão sempre os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, não fazendo qualquer discriminação de raça, de cor, de gênero e/ou de religião.

A atuação do Instituto EcoFaxina relaciona-se com os seguintes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

HISTÓRIA

O Instituto EcoFaxina – Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas para a redução do aporte de plástico no oceano, tendo como estratégia principal a contenção de resíduos sólidos flutuantes, a recuperação de áreas degradadas e a redução de ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. O Instituto organiza mensalmente Ações Voluntárias de limpeza de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as fontes geradoras de poluição marinha, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos. Até o momento (agosto/2022) foram realizadas 148 Ações Voluntárias, envolvendo mais de 3.000 pessoas na retirada de 66.777 quilos de resíduos sólidos de ecossitemas aquáticos, o equivalente a 1.335.540 garrafas PET de 2 litros.

Com a convicção de que não somente é possível reverter o quadro de degradação ambiental no estuário de Santos e São Vicente,  mas que trata-se de uma questão prioritária e emergencial, em 2009 o Instituto EcoFaxina encaminhou à Prefeitura de Santos um Procedimento de Manifestação de Interesse Social no qual propõe uma parceria com o município para a implantação do Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, projeto que visa a redução da poluição por resíduos sólidos através da formação de uma frente de trabalho composta por moradores de comunidades de palafitas com a missão de conter a saída de resíduos sólidos flutuantes para o mar por meio da instalação e operacionalização de "ecobarreiras", recuperação de áreas degradadas de mangue e reciclagem, gerando renda para famílias que vivem em palafitas.

O Instituto EcoFaxina desenvolve desde 2010 o “Trote Ecológico EcoFaxina”, promovendo o voluntariado entre calouros e veteranos de universidades da região na luta contra a poluição marinha, sendo reconhecido pela UNE e pelo Ministério do Meio Ambiente como alternativa para os trotes violentos e premiado pela Fundação Educar Dpaschoal. 

Em 2011 o Instituto EcoFaxina foi premiado pelo Programa Jovens Embaixadores Ambientais realizado pela Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU (PNUMA). 

Em 2013 recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal.

Ainda no ano de 2013, o Instituto EcoFaxina foi homenageado com o prêmio Guardiões das Praias e Projeto TOP - Transtorno Obsessivo por Praia, desenvolvido pela Ambev com o apoio do Programa Bandeira Azul, Revista Trip e Lynx Consultoria. Na ocasião o Instituto EcoFaxina recebeu 25 mil reais, uma semana de workshop de projetos ambientais na sede da empresa no Rio de Janeiro e menção honrosa no prêmio Trip Transformadores, promovido pela revista Trip na Oca do Ibirapuera. 

Em 18 de abril de 2016 celebramos uma grande conquista, com a aprovação do Projeto de Lei "Programa Ecobarreiras", pela Câmara Municipal de Santos. Um grande passo para a utilização dessa importante ferramenta prevista no projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que tramita na Secretaria do Meio Ambiente de Santos.

Em 2018 foi a entidade da Baixada Santista selecionada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) para conduzir os estudos para determinação das principais fontes poluidoras na porção insular do município de Santos, contando com o patrocínio da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), da Agência de Proteção Ambiental da Suécia, em parceria com a Prefeitura de Santos. Também em 2018 foi convidado pelo ambientalista, jornalista e escritor Paul Hawken, para o lançamento do seu livro “Drawdown: 100 iniciativas poderosas para resolver a crise climática”, no Museu de Arte Moderna (MAM), com as presenças de Gisele Bündchen e Pedro Paulo Diniz. Foi palestrante no 1º Simpósio de Infraestrutura, Logística e Meio Ambiente - Debates sobre os 30 anos da Constituição Federal. Ainda em 2018 foi convidado pela Universidade de São Paulo para recepcionar e guiar estudantes de todo o mundo em uma visita técnica a bordo de escuna pelo estuário de Santos e São Vicente.

 

Em 12 de dezembro de 2018 celebrou um Termo de Cooperação Acadêmica com a Universidade de São Paulo para o desenvolvimento de projetos e pesquisas no estuário de Santos e São Vicente.

 

Em 22 de março de 2019 realizou a sua 100ª Ação Voluntária EcoFaxina no manguezal de Santos, com a participação do ministro do meio ambiente, Ricardo Sales, e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, por ocasião do lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Em 30 de maio de 2019 foi convidado a apresentar o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) durante o OLA! Ocean LitterAcy Workshop.

 

Foi um dos atores responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico de Avaliação e Monitoramento do Lixo no Mar (PEMALM) do Estado de São Paulo, que contou com a contribuição de diversos setores da sociedade para responder à necessidade de se compreender o problema do lixo no mar no estado para então buscar formas de combatê-lo. 


Atualmente integra o Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Comitê de Assessoramento da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desenvolve pesquisa para determinação da concentração de microplásticos em sedimentos do estuário de Santos e São Vicente, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Litoral Paulista (UNESP-CLP). 

EQUIPE

william-schepis-diretor-presidente_edite

WILLIAM RODRIGUEZ SCHEPIS

Diretor-Presidente

Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), surfista, mergulhador e ambientalista. Idealizador e fundador do Instituto EcoFaxina em 2008. Atua como educador e influenciador socioambiental, tendo coordenado 148 ações voluntárias de limpeza de ecossistemas costeiros, além de pesquisas e campanhas para a recuperação e conservação do estuário de Santos e São Vicente. Delegado eleito para as Conferências Municipal e Estadual de Meio Ambiente. Idealizador do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue como estratégia para a redução da poluição marinha por plástico no litoral paulista e geração de renda para moradores de palafitas. Colaborou com a elaboração do  Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Governo do Estado de São Paulo (PEMALM). Diretor executivo do Grupo de Apoio da Região Sudeste (GAM-SE) ligado ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações
nas atividades relativas à Década do Oceano.

paulo-lopes-instituto-ecofaxina.jpg

PAULO FERRAZ LOPES

Diretor Vice-Presidente

​Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV/SP. Possui 20 anos de experiência em Supply Chain, Logística Internacional e Travel Management. Desde os 19 anos é parceiro e colaborador do Anjos para Adoção, entidade que retira animais de rua, cuida e os disponibiliza para adoção.

luana-oliveira-instituto-ecofaxina.jpg

LUANA SANTANA OLIVEIRA

Diretora Financeira

Mais de 7 anos de experiência na área administrativa, em setores de logística e processos administrativos. Treze anos de experiência na organização e realização de ações voluntárias de limpeza de ecossistemas costeiros e marinhos. Experiência de 8 anos em gastronomia. Foi cozinheira no Madê Cozinha Autoral e atualmente cozinha para a cervejaria Everbrew, em Santos. Associada fundadora do Instituto EcoFaxina.

fabio_nunes__diretor_instituto_ecofaxina.jpg

FÁBIO NUNES

Diretor de Educação Ambiental

Ambi