Ação contou com a participação de 43 voluntários, que recolheram 165 Kg de resíduos, sendo 154 kg de plásticos, 7 kg de vidro e 4 kg de metal. Esse foi o resultado da 80ª Ação Voluntária EcoFaxina, organizada pelo Instituto EcoFaxina em parceria com a Prefeitura de Cubatão, no Parque Ecológico do Rio Perequê, no último domingo (19/02).
Voluntários posam para foto ao final da coleta.
Olhando para as belezas naturais do parque não é possível imaginar tanto lixo espalhado entre a parte plana do rio Perequê e as trilhas que seguem até as cachoeiras. Mas existe, principalmente na região da entrada do parque, onde famílias e grupos de amigos fazem churrasco e se banham no rio.
“As trilhas até que são bem conservadas, devido ao menor fluxo de pessoas, mas mesmo assim retiramos dois quilos de resíduos da mata. A área do rio no início do parque, onde se concentra a maior parte dos visitantes, estava mais prejudicada. Retiramos bastante material dessa área”, relata o presidente do Instituto EcoFaxina, William Schepis.
É fundamental que a Prefeitura de Cubatão invista em infraestrutura e ordenamento para receber o público. “Falta um receptivo turístico, placas de sinalização nas trilhas, informações ecológicas e orientações sobre como se comportar no parque, como não acender fogueiras, não sair das trilhas, não cortar vegetação e principalmente não descartar lixo. Na entrada não existe nem mesmo uma placa com o nome do parque. Não existe sequer uma lixeira para que as pessoas possam descartar corretamente os seus resíduos. Ao verem os voluntários em ação, as pessoas começaram a nos pedir sacos de lixo. Seria muito interessante também que houvesse quiosques com churrasqueiras na área que os frequentadores utilizam como 'praia', onde famílias costumam levar carvão, carnes e bebidas, mas fazem o fogo diretamente no solo", salienta. "O secretário do meio ambiente, Mauro Haddad Nieri, participou da ação e pode constatar que há muito trabalho a fazer em relação ao ecoturismo no município, e o Instituto EcoFaxina está à disposição para colaborar como parceiro no terceiro setor ", esclarece William.
O Parque Ecológico do Perequê tem 168 hectares (o que equivale a aproximadamente 160 campos de futebol), 11,5 Km de perímetro, abrigando 95 espécies vegetais e 183 animais (sendo 26 endêmicas da região). Um de seus principais atrativos é a cachoeira Véu de Noiva, com cerca de 60 metros de altura. A trilha que leva à cachoeira, considerada de dificuldade moderada, é vencida em cerca de uma hora. Durante o trajeto os aventureiros têm acesso a outras cachoeiras e também a piscinas naturais.
Ao final da ação, os resíduos coletados pelos voluntários foram quantificados e transportados pela empresa Multientulho para a Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista.
Essa foi a terceira Ação Voluntária da EcoFaxina de 2017. A primeira aconteceu na praia da Vila Tupi, em Praia Grande, e a segunda no manguezal da Zona Noroeste de Santos. É também a terceira realizada no Parque Ecológico do Perequê em parceria com a Prefeitura de Cubatão, as anteriores ocorreram nos anos de 2012 e 2013.
Apesar do evento ter como foco a coleta de resíduos, para os voluntários do Instituto que estão acostumados a fazer limpeza em áreas degradadas de mangue, onde nem conseguem ver o chão tamanha a quantidade de lixo, a ação no Parque Perequê foi como um passeio. O parque tem uma beleza natural incrível. Foi um momento muito importante de sociabilização, onde renovamos nossa energia. Agora já estamos prontos para a próxima!
Organização: Instituto EcoFaxina e Prefeitura de Cubatão Apoio: Instituto Federal de São Paulo - Campus Cubatão, ETEC de Cubatão, Cepema-Poli-Usp, Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Associação Beneficente dos Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista, Multientulho e Gari - Transportes e Limpezas Ltda.
Sobre o Instituto EcoFaxina
O Instituto EcoFaxina atua desde 2008 com foco no desenvolvimento e apoio a políticas públicas, pesquisas, programas e ações voltadas à proteção do Meio Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável. Um de seus principais objetivos para 2017 é implantar o projeto “Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos” no Estuário de Santos e São Vicente, recuperar áreas degradads de mangue e reduzir a saída de plástico para o oceano. Para saber mais sobre esse projeto e conhecer o trabalho do Instituto, acesse https://www.institutoecofaxina.org.br/o-projeto