top of page

Colaboradores da Avient retiram quase 3 mil itens da praia do Boqueirão, em Santos

Foto do escritor: Keli SilveiraKeli Silveira

O evento aconteceu no dia 3 de setembro, e contou com 53 participantes vindos de São Paulo, Itupeva e Suzano.


A Avient Corporation e o Instituto EcoFaxina uniram forças para despoluir a Praia do Boqueirão, em Santos.

Colaboradores da Avient posam para foto na praia do Boqueirão, em Santos.
Colaboradores da Avient posam para foto na praia do Boqueirão, em Santos.

A ação voluntária fez parte do programa Global Giving da empresa, que é inspirado em quatro pilares: educação, doação de itens/valor e de tempo, e sustentabilidade.



“Foi importante participar, porque o Global Giving já visa trabalhos em prol da sociedade, e muitas vezes ficamos muito fechados em nossa comunidade, mas é importante olhar para algo maior, e a proposta do EcoFaxina é exatamente essa, o recolhimento de materiais na praia, que é um ambiente público e de lazer para todos. Ao final da ação, trouxemos o bem-estar e a qualidade de vida pra gente também. E é como o William comentou, olhando pro macro, aparentemente o local estava limpo, mas ao coletarmos os microlixos, percebemos que há vários resíduos, e que eles impactam muito o ecossistema e as nossas vidas”, afirmou Kelly Kimura, analista de marketing na América Latina.


Voluntários da Avient realizando a pesagem dos resíduos coletados na ação.
Voluntários da Avient realizando a pesagem dos resíduos coletados na ação.

Ao todo, foram retirados 21,1 kg de resíduos sólidos do ecossistema, sendo:


Plástico: 15,5 kg

Isopor: 0,3 kg

Metal: 1,1 kg

Vidro: 0,3 kg

Outros: 3,9 kg



Dentre milhares de fragmentos de plástico coletados, foram contabilizados 2.869 itens. Confira a lista:


Bituca de cigarro: 1.357

Tampa de metal: 294

Haste de cotonete: 293

Eppendorf: 286

Tampa garrafa PET: 207

Haste de pirulito: 182

Canudo: 142

Lacre de metal: 26

Filamento de nylon: 19

Fragmento de vidro: 19

Fragmento de bexiga: 16

Brinquedo: 8

Garrafa PET: 5

Prendedor de cabelo: 3

Parafuso: 2

Brinco: 1

Colar: 1

Escova de cabelo: 1

Escova de dente: 1

Embalagem gloss: 1

Embalagem preservativo: 1

Embalagem rímel: 1

Palmilha: 1

Pente: 1

Saboneteira: 1



O supervisor de produção Nelson Nakachima comentou sobre o que a mobilização representou: “eu vi que o meu pessoal ali, principalmente o da produção, entendeu um pouco mais sobre o que é causar dano à natureza, sobre a conscientização de não fazer tanta sujeira e jogar qualquer lixo pelo chão. E lá na Avient, evitar fazer muito refugo, que acaba sendo retrabalhado por outras empresas. Gostei da palestra que o William deu, teve muito a ver com o plástico”.


Avient Corporation e Instituto EcoFaxina uniram forças para despoluir a Praia do Boqueirão, em Santos.
Os voluntários ficaram supresos com a quantidade de microlixo presente na areia.

A especialista de produto Letícia Cid achou a experiência interessante, porque a praia parecia limpa, sem tanto lixo. Até que ela foi enchendo vários baldinhos de microlixo que estava enterrado. Segundo ela, o impacto foi bem grande, pois na correria do dia a dia não olhamos para o lado. Este tempo disponibilizado pela empresa para estarem ali, fez bem à sociedade e a todos eles.


Avient Corporation e Instituto EcoFaxina uniram forças para despoluir a Praia do Boqueirão, em Santos.
Voluntária retirando microlixo da areia.

“Valeu super a pena poder contribuir um pouquinho com o meio ambiente, e também me conscientizar, pois às vezes a gente está na praia e acaba deixando algum lixo, porque achamos que não vai ter nenhum impacto. Mas se várias pessoas pensarem assim, serão milhares de bitucas, palitos, tampinhas, etc. Hoje, pudemos cuidar um pouco de um lugar tão bonito que usufruímos nas nossas férias e nos finais de semana. Eu não imaginava que estava tão sujo, mesmo sendo um grupo de 50 voluntários não foi o suficiente para um raio tão grande de faixa de areia, precisamos contar com mais pessoas fazendo esse trabalho”, declarou Willian Bugiga, operador de extrusão.


Avient Corporation e Instituto EcoFaxina uniram forças para despoluir a Praia do Boqueirão, em Santos.
Voluntário exibe com orgulho o resultado do trabalho.

Para o diretor-presidente do Instituto EcoFaxina William Schepis, o encontro de uma empresa privada inserida na cadeia produtiva do plástico, com o terceiro setor, que trabalha pelo combate à poluição marinha, carrega uma forte mensagem de união por um ciclo de vida mais sustentável de produtos e embalagens plásticas.


Avient Corporation e Instituto EcoFaxina uniram forças para despoluir a Praia do Boqueirão, em Santos.
William Schepis, presidente do Instituto EcoFaxina, agradece aos colaboradores da Avient pelo excelente trabalho realizado em prol da vida marinha.

Parabenizamos os 53 colaboradores por todo engajamento e esforço dedicados à 179ª Ação Voluntária EcoFaxina. Seguimos, juntos, por um mar sem lixo!


Confira mais fotos na página da ação.

1.883 visualizações

Comentarios


bottom of page