top of page

Manguezal de Santos receberá voluntários neste domingo

Por um mar sem lixo, voluntas retornam ao manguezal de Santos neste domingo (19/09) em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.



Resíduos domiciliares descartados no manguezal do sistema estuarino de Santos e São Vicente por submoradias que ocupam o ecossistema representam mais de 80% dos resíduos coletados por nossos voluntários em praias da região que não recebem serviço público de limpeza. Esses resíduos são transportados por correntes de maré até o mar, que saturado, deposita boa parte em praias, ilhas e costões rochosos do litoral paulista.


Com o intuito de alertar para a necessidade de atuarmos próximos às comunidades que ocupam áreas de manguezal, para que de fato possamos reduzir a poluição marinha, nossos voluntas retornam ao manguezal de Santos, desta vez em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, para mais uma ação de limpeza que tem como objetivo, além da limpeza, buscar a implantação do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que tramita nas prefeituras de Santos e São Vicente e prevê a formalização de uma cooperativa composta por moradores dessas comunidades para a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue no sistema estuarino de Santo e São Vicente, por meio de investimento privado.


A 126 Ação Voluntária EcoFaxina é uma iniciativa que integra a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proposta pelas Nações Unidas com o objetivo de construir uma estrutura de apoio às ações de gerenciamento sustentável dos Oceanos efetuadas por diversos países. No Brasil, a Década da Ciência Oceânica é organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que é o representante científico do Brasil na Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco.


126ª Ação Voluntária EcoFaxina


➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural

➤ Ecossistema: manguezal ➤ Fornecemos: transporte, colete de identificação, protetor solar, repelente, álcool em gel, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral e certificado de participação por e-mail. ➤ Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com pelo menos 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8h10 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15 horas. ➤ Protocolo de segurança COVID-19: uso obrigatório de máscara, álcool em gel, ônibus com capacidade de transporte reduzida.


🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca, lanche e uma alimentação reforçada no café da manhã.


🔞 Menor de 18 anos somente acompanhado por um adulto responsável.


📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.

➤ Realização: Instituto EcoFaxina ➤ Apoio: Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, GAM-SE, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, Mr. Fly Moda Sustentável e Prefeitura de Santos.



Atenção: faça a inscrição apenas se tiver certeza de sua participação. Em caso de desistência pedimos que nos informe através do e-mail contato@institutoecofaxina.org.br



668 visualizações
bottom of page