top of page

ONE e EcoFaxina unem esforços no combate à poluição marinha

Mais de 60 quilos de resíduos foram retirados das areias da Praia do José Menino, em Santos.


Mais uma ação de voluntariado empresarial inspiradora! Desta vez, foram os colaboradores da Ocean Network Express (ONE) que se uniram ao Instituto EcoFaxina para agirem em em defesa da vida marinha.



Quem passou pela Praia do José Menino, em Santos, no primeiro sábado de junho ensolarado, não pôde deixar de perceber o comprometimento de diversos amigos e familiares na coleta de lixo no local. Trajados com suas camisetas brancas e luvas amarelas, representaram o time da ONE com muita empolgação!



Ao final da coleta, partimos para a gravimetria. Nosso time esticou a lona e contabilizou os resíduos por tipo de material e produto. O resultado desse envolvimento foi a retirada de 62 kg (2.589 itens) do ecossistema. Confira as listas:


Plástico: 27 kg

Isopor: 1,5 kg

Borracha: 3,5 kg

Vidro: 8,5 kg

Metal: 0,5 kg

Tecido: 7 kg

Outros: 14 kg


Bituca de cigarro: 1.340

Pinos de droga: 308

Tampa de garrafa PET: 320

Haste de cotonete: 236

Haste de pirulito: 206

Canudo: 68

Garrafa de vidro 27

Tampa de metal: 27

Petrecho de pesca: 12

Calçado: 11

Lata de metal: 10

Isqueiro: 9

Lacre de metal: 8

Chinelo: 4

Brinquedo: 2

Forro acolchoado (pillow top): 1


ENVOLVIMENTO

O evento foi marcado pela ótima energia dos voluntários da ONE que levaram amigos, familiares e crianças para participar do mutirão. Alguns dos participantes, como o Wagner, gerente de operações, nasceram em Santos e sentiram-se orgulhosos ao participar. “Sou santista de nascença, aqui é minha terra e é muito legal a sensação de fazer a minha parte, contribuindo para o meio ambiente”.


Fabiana Amorin, que trabalha na comunicação e é responsável pelo setor de CSR (Corporate Social Responsibility), considera o trabalho realizado pelo Instituto EcoFaxina muito importante e alinhado com o que a empresa está buscando. “Sabemos que geramos impacto e é por isso que estamos sempre propondo ações como essa, a fim de minimizá-los.”



Durante o evento, o engajamento das crianças inspirou e surpreendeu a todos que estavam presentes. Além de caprichosos e comprometidos na coleta, também se interessaram pela gravimetria detalhada dos itens. “Temos que começar desde pequenininhos. Quando vemos as crianças estão envolvidas, percebemos que está sendo trabalhada a conscientização desde o ínicio para se tornarem adultos conscientes”, explicou Fabiana.


Outro momento que despertou a atenção dos pequenos foi a miniaula realizada pelo diretor-presidente do EcoFaxina, William Schepis, antes do início das atividades. É ministrada uma palestra rápida sobre o que são os impactos e as consequências do descarte incorreto de resíduos sólidos - principalmente o microplástico - em ambientes naturais. A criançada costuma ficar atenta e ouvir com carinho as recomendações. “Foi tudo muito bem explicado pelo time EcoFaxina, inclusive, parabéns pelo importante trabalho!”, disse Vicente Medeiros, gerente de contratos da ONE.



Neste dia, houve a participação de colaboradores de diferentes estados do Brasil, como foi o caso do analista de operações, Eldo Santana, de Manaus. “É a primeira vez que venho para Santos e é muito importante poder viver isso aqui. Trabalho no operacional e sei que acidentes podem acontecer. É muito importante poder fazer um pouco a cada dia para alcançarmos um resultado grande no final”.



Acesse a página da ação para mais fotos e informações.

1.495 visualizações

Comments


bottom of page