Reunião com o Governo de SP sinaliza avanço para a instalação de ecobarreiras no estuário de Santos

Atualizado: Jan 16

Projeto metropolitano beneficiará Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá com custo zero para os cofres públicos.

Os diretores do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis e Miguel Pompeia, se reuniram no dia 7/1 com o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, para discutir a parceria com o Governo do Estado de São Paulo na implantação do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos no estuário de Santos. O objetivo principal do projeto é conter a entrada de resíduos sólidos no oceano e reduzir a poluição em praias, costões e ilhas do litoral paulista por meio da instalação de ecobarreiras e da recuperação de áreas degradadas de mangue.

A iniciativa busca tratar do problema que afeta os municípios da região de maneira unificada em parceria com o Governo do Estado de SP. Dessa forma, pretende-se otimizar os esforços em torno do objetivo em comum e tornar mais eficiente a contenção dos resíduos sólidos flutuantes.

Atualmente, cada município tenta resolver o problema de forma independente. Com o projeto unificado, pretende-se dar celeridade ao combate à poluição marinha no litoral do estado, reunindo dados, metas e resultados alinhados com o Plano de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar no Estado de São Paulo (PMALM), bem como facilitar o investimento de capital privado por empresas que demonstraram interesse em patrocinar o projeto.

O projeto, que tramita desde 2009 na Secretaria do Meio Ambiente de Santos, por ter um caráter metropolitano, encontrava dificuldades para agregar todos os municípios que compõem o sistema estuarino. Com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo (SIMA) espera-se avançar para uma solução regional do problema.

O próximo passo será o agendamento de uma nova reunião na qual será realizada a apresentação do projeto aos secretários do meio ambiente de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá.



Diretores do Instituto EcoFaxina estiveram na tarde do dia 7/1 reunidos com o Secretário de infraestrutura e meio ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Marcos Penido, técnicos da secretaria e representantes da CETESB e da SABESP. O biólogo e pesquisador, Dr. Alexander Turra, também participou representando o Instituto Oceanográfico da USP, parceiro técnico-científico no projeto. Fotos: José Ronal Moura de Santa Inez/SIMA

116 visualizações
ENDEREÇO

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377, Conj.03

Santos (SP) - CEP 11045-101

+55 (13) 3301-2391

contato@institutoecofaxina.org.br

ENVOLVA-SE
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Twitter
  • Flickr
  • RSS

Copyright © 2008 - 2020 | Instituto EcoFaxina - Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental. CNPJ: 10.735.372/0001-10