top of page

Santos terá limpeza de manguezal em celebração ao Dia Mundial da Água

A 158ª Ação Voluntária EcoFaxina acontecerá neste domingo (26), e contará com o apoio da Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Terracom e Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel.


Mais de 70% da água do planeta está nos oceanos, e embora não sirva para beber, fornece outros serviços essenciais à vida na Terra, como a regulação do clima, produção de oxigênio, alimentos e insumos para diversas indústrias, por abrigarem enorme biodiversidade.


Voluntas posam para foto ao final de mais uma Ação Voluntária EcoFaxina
Voluntas posam para foto ao final de mais uma Ação Voluntária EcoFaxina

Mas afinal, qual a consciência que precisamos para o oceano que queremos?


O Instituto EcoFaxina alerta para o grave quadro de poluição por plástico em mares, rios e mangues, inspirando pessoas a falarem e agirem pelo Oceano.


Trabalhando pela proteção de ecossistemas aquáticos, atuamos em diferentes frentes: pesquisa, monitoramento e educação ambiental. Mobilizamos voluntários a conhecerem e atuarem em defesa do berçário da vida marinha, o manguezal, maior porta de entrada para resíduos que poluem o mar no litoral paulista. Já o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, contempla a recuperação de áreas degradadas de mangue, por meio da instalação de ecobarreiras e da formalização de uma cooperativa de limpeza e reciclagem composta por moradores de palafitas, com geração de renda a partir da reciclagem.


A 158ª Ação Voluntária EcoFaxina terá a participação de colaboradores da FAM Cargo BR, empresa parceira do Instituto há mais de 3 anos. Somos muito gratos por todo apoio ao nosso trabalho e por estar conosco, principalmente na pandemia, um dos períodos mais difíceis da nossa história.


Sobre a FAM Cargo BR


Atuante no setor de Logística Internacional, com sede em Santos e escritório em São Paulo, a FAM Cargo BR se preocupa com a preservação do meio ambiente, destinando todos os anos parte de seus resultados para campanhas e instituições sociais que impactam positivamente a sociedade e o planeta.


"Somos uma empresa que apoia o Instituto EcoFaxina desde 2019. Sabemos da idoneidade da instituição e do impacto positivo que o trabalho desenvolvido traz para a nossa região, promovendo a economia circular e a cultura oceânica em prol do desenvolvimento sustentável. Além da redução na quantidade de resíduos plásticos no oceano, os materiais recicláveis coletados voltam para a cadeia produtiva. Vale ressaltar que a realização dessas doações, só é possível pelo esforço em conjunto entre o trabalho da equipe FAM, e a confiança dos clientes e parceiros que fazem tudo acontecer", ressalta Vanessa Mello - Co-Founder da FAM Cargo BR.



158ª Ação Voluntária EcoFaxina

➤ Data: 26/03/2023

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural

➤ Ecossistema: manguezal

➤ Horário: das 8h30 às 15h

➤ Ponto de encontro e transporte: ônibus com saída às 8h30, da rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos. Chegar com dez minutos de antecedência. Retorno às 14h.

➤ Aconselhamos: uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca para tomar água/suco e uma alimentação reforçada no café da manhã. Para maior conforto, aconselhamos numeração para botas um número acima do utilizado em outros calçados.

➤ Fornecemos: coletes de identificação, botas galocha, luvas, baldes, sacos de lixo, pegadores, protetor solar, repelente, álcool em gel, água mineral, lanches, banheiro químico e certificados de participação.

➤ Realização: Instituto EcoFaxina

➤ Patrocínio: FAM Cargo BR

➤ Apoio: Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Terracom Engenharia, Associação Comercial de Santos, Grupo Criando Valor, UNISANTA, EVAL Tecnologia, Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP e GAM-SE.



Atenção: realize a sua inscrição somente se tiver certeza da participação. Em caso de desistência, por gentileza comunicar através do WhatsApp (13) 99197-5807, até às 21 horas de sábado.

1.283 visualizações
bottom of page