top of page
Buscar

Siemens Healthineers e Instituto EcoFaxina invadem a Prainha Branca com ação de limpeza ambiental

Sol, calor e muita disposição estiveram presentes no Mutirão de Limpeza de Praia Siemens Healthineers, que contou com engajamento de sobra por parte dos colaboradores da empresa.


Mais um voluntariado empresarial realizado com sucesso! A Siemens Healthineers firmou parceria conosco e levou seus colaboradores à famosa Prainha Branca, em Guarujá, para realizarem um mutirão de limpeza.


Os voluntários, inspirados pela belíssima paisagem da praia, colocaram a mão na massa logo pela manhã e não sossegaram até o fim da separação dos materiais.


Ao total, foram retirados 41,7 kg de resíduos, sendo: 18 kg de plástico; 5,1 kg de vidro; 3,5 kg de metal; 3,3 kg de borracha; 1 kg de tecido; 0,8 kg de isopor e 10 kg de outros. Após a triagem, foi feita a contagem por tipo de produto. Confira o resultado:


Bituca de cigarro: 1.193

Tampa de PET: 366

Haste de plástico: 276

Canudo: 215

Latas de metal: 36

Petrecho de pesca:28 Chinelo: 8



Impacto

Conversando com a turma, descobrimos que eles estavam ansiosos pela realização já nas primeiras conversas. “Desde a concepção da ideia, até o momento em que finalmente chegamos à Prainha Branca, a expectativa estava altíssima, mas foi superada! O dia parece que se abriu para nos receber”, contou Ana Carolina Kiyama, que trabalha no setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (EHS) da Siemens e foi uma das organizadoras.


Ao longo da ação, a equipe EcoFaxina foi surpreendida com o engajamento e preocupação dos colaboradores, que se sensibilizaram ao encontrar tanto lixo em uma área de preservação, afastada do grande centro urbano. Ana Carolina também falou sobre o assunto:


“Enxergar na prática como está a gestão dos resíduos sólidos do nosso planeta e onde vão parar os produtos que consumimos caso não sejam destinados corretamente, trouxe muita conscientização entre os participantes. Fora a sensação de poder agir e deixar um impacto positivo no ambiente que visitamos.

Gostaria de agradecer ao Instituto EcoFaxina pela realização e por todo o suporte durante o mutirão, foi realmente incrível"!



Aline Morais, do setor de controladoria e que também participou da organização, ficou assustada ao se deparar com a quantidade de resíduos coletados. “Preocupante saber que isso acontece por conta do ser humano”. Ela frisou a importância da educação ambiental para a conscientização social e parabenizou o Instituto:


“É muito legal ver que há pessoas que trabalham com isso, dedicam o seu tempo a ajudar o ecossistema e fazer a limpeza de praias e de mangues. Eu com certeza vou engajar o tema e voltar outras vezes”.



Reforçando ainda mais a importância da união da iniciativa privada e o terceiro setor em projetos socioambientais, Bruna Besen, engenheira ambiental, comentou que a parceria com o EcoFaxina traduz o engajamento dos voluntários da empresa nas temáticas atuais de meio ambiente. Segundo ela, este encontro vai muito além da coleta:


“A ação traz foco para a grande problemática dos microplásticos, ajudando a disseminar a importância de ações imediatas para a redução deste impacto, através da conscientização da população sobre a urgência na redução do consumo excessivo de plástico e da necessidade da economia circular, eliminando o descarte inapropriado destes materiais”.



Acesse a página da ação para mais fotos e informações.

1.359 visualizações

Comments


bottom of page