top of page

Voluntários do Instituto EcoFaxina retornam ao manguezal neste domingo (25/10)

Será a 119ª Ação Voluntária EcoFaxina. No total já foram coletadas mais de 60 toneladas de resíduos em ecossistemas costeiros. Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos aguarda celebração de Acordo de Cooperação com a Prefeitura de Santos para instalação de ecobarreiras e recuperação de áreas degradadas de mangue.


Neste domingo, 25 de outubro, voluntários do Instituto EcoFaxina retornarão ao manguezal para mais uma ação de limpeza, em área próxima ao bairro Jardim São Manoel, Zona Noroeste de Santos.


Voluntária retirando embalagens e fragmentos de isopor do manguezal durante a 118ª Ação Voluntária EcoFaxina. Foto: William R. Schepís/Instituto EcoFaxina
Voluntária retirando embalagens e fragmentos de isopor do manguezal durante a 118ª Ação Voluntária EcoFaxina. Foto: William R. Schepís/Instituto EcoFaxina

Como nas ações anteriores, o Instituto disponibilizará coletes de identificação, protetor solar, repelente, álcool gel, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral e certificados de participação. Já o uso de máscaras será obrigatório e cada voluntário deverá comparecer ao ponto de encontro já portando a sua.


Todos os materiais fornecidos aos voluntários passarão por um processo de higienização utilizando álcool e cloro. O ônibus para o transporte dos voluntários contará com vagas reduzidas e também será higienizado.


432 kg de resíduos coletados na última ação


Após uma pausa de seis meses em razão da quarentena, as ações foram retomadas no mês passado, com a 118ª Ação Voluntária em 27 de setembro. Nessa ação, que celebrou o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, os 25 voluntários retiraram 432 kg de resíduos sólidos em apenas quatro horas no manguezal, dos quais 313 kg apenas de plástico.


Voluntários se depararam com muitos resíduos acumulados no manguezal. Foto: William R. Schepis/Instituto EcoFaxina

Foi delimitada uma parcela amostral de 10 x 10 m, onde todos os resíduos coletados foram qualificados e quantificados por tipo de material e produto, antes de seguir para o descarte adequado. Depois de compilados, os dados da coleta foram integrados ao banco de dados do Instituto EcoFaxina e enviados para a Ocean Conservancy. Somente nessa área, foram coletadas 5.815 unidades de plástico, isopor, borracha, vidro, metal e outros materiais. Confira os dados completos e fotos na página da ação.


Em 118 ações, mais de 3 mil voluntários coletaram 69.031 quilos de resíduos sólidos em mangues, rios, praias e costões rochosos da Baixada Santista.


Ecobarreiras


O processo administrativo que trata do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos segue em trâmite na Prefeitura de Santos para assinatura de um Acordo de Cooperação. Aprovado pela Seção de Licenciamento Ambiental da Secretaria do meio Ambiente (Semam) e com certidão de autorização de uso de área expedida pela Seção de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a expectativa é de que o projeto siga para o gabinete do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Com a assinatura do Acordo de Cooperação empresas parceiras terão segurança jurídica para investir no projeto, que possui parcerias técnico-científicas com o Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) e com a Universidade Santa Cecília (Unisanta).


119ª Ação Voluntária EcoFaxina


➤ Data: domingo, 25/10

➤ Ecossistema: manguezal 🌿🦀🐟🐢🐬

➤ Serviço Voluntário: limpeza de área natural

➤ Fornecemos: coletes de identificação, protetor solar, repelente, álcool gel, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral, frutas e certificados de participação.

➤ Uso obrigatório de máscara.

➤ Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com pelo menos 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8 horas da Rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15 horas.

⚠ Protocolo de segurança COVID-19: todos os materiais fornecidos aos voluntários passarão por um processo de higienização utilizando álcool e cloro. Ônibus para o transporte dos voluntários com vagas reduzidas e higienizado pela Terracom.


🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca e uma alimentação reforçada no café da manhã.


🔞 Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável.


📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.

➤ Realização: Instituto EcoFaxina

➤ Apoio: Cátedra da Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, Unisanta, Coca-Cola FEMSA Brasil, Terracom, Instituto Vedacit, LIDE Santos, Prefeitura de Santos, Mr. Fly Moda Sustentável, Juicy Santos e Santos Lixo Zero.


#MangueFazADiferença - Grande parte dos resíduos coletados por voluntários em praias do litoral do estado de São Paulo tem como origem as favelas de palafitas que ocupam o manguezal do estuário de Santos e São Vicente. Toneladas de resíduos sólidos saem diariamente do estuário transportados por correntes de maré e alcançam correntes de deriva litorânea, que espalham o plástico por praias, ilhas e costões rochosos do nosso litoral, causando prejuízos à fauna e também a importantes setores econômicos, como a saúde pública, o turismo e a pesca em nossa região.


Rios e estuários com densas populações ao longo de suas margens, sobretudo em periferias, transportam uma quantidade descomunal de plástico para os oceanos. Dez rios levam quase todo o plástico para o oceano. Pesquisadores do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental, em Leipzig, Alemanha, analisaram a concentração de plástico em 57 rios de todo o mundo. Oito deles (Yangtze, Yellow, Hai, Pearl, Amur, Mekong, Indus e Ganges) se encontram na Ásia, enquanto dois (Níger e Nilo) estão na África. O maior poluidor é o Yangtze, localizado na China, que libera 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano (mais do que é liberado pelos outros nove rios combinados). Juntos, os 10 rios são responsáveis ​​por despejar até 2,75 milhões de toneladas de plástico nos oceanos do mundo a cada ano.


#PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal ação para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente. Envolva-se!


🖐 Cadastre-se em nosso site.

👍 Confirme presença também pelo Facebook.

206 visualizações
bottom of page