top of page

Voluntários batem a meta de 500 kg e ultrapassam a marca de 59 toneladas

Neste domingo (16/02), o manguezal foi a passarela para mais um show da nossa amarelinha, representada por um time de 33 voluntários que dedicou o domingo para fazer a diferença pela vida marinha.


Voluntários exibem resíduos coletados no manguezal
Voluntários exibem resíduos coletados no manguezal

A ação foi um sucesso, com muito empenho em um dia quente, mas sem chuva. Como sempre, o mangue estava repleto de resíduos, possibilitando que os voluntários superassem a meta de 500 kg, com 561 kg retirados do ecossistema. Focando sobretudo no plástico, mas também retirando materiais como isopor, borracha e vidro. Na ação anterior haviam coletado 447,5 kg.


Durante a limpeza, algumas crianças da comunidade que estavam nas redondezas ficaram animadas em participar, bastante curiosas para saber porquê limpamos o manguezal. Essa interação que ocorre frequentemente nas ações voluntárias é fundamental para criarmos um canal de discussão e informação com elas, despertando a consciência ecológica nos pequenos que vivem na comunidade.


As crianças da comunidade adoram participar das ações voluntárias
As crianças da comunidade adoram participar das ações voluntárias

Pela terceira vez contamos com o patrocínio da FAM Cargo BR, empresa de logística internacional. Todo o plástico PET coletado por nossos voluntários é reciclado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, com o valor do material revertido para moradores que trabalham a reciclagem na comunidade utilizando uma estrutura provisória.


Plástico: 478 kg Isopor: 11 kg Borracha: 31 kg Vidro: 17 kg Metal: 1 kg Tecido: 14 kg Outros: 9 kg


Clique aqui e confira mais dados e fotos na página da ação.


Voluntários posam para a foto ao final da coleta
Voluntários posam para a foto ao final da coleta.

#MangueFazADiferença - As nossas ações têm como objetivo alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância do manguezal e a necessidade de um trabalho diário na região com a instalação de ecobarreiras e a capacitação de moradores de palafitas como agentes ambientais para fazerem a coleta no manguezal e nas ecobarreiras, despertando nas comunidades hábitos sustentáveis, como a dos resíduos e a destinação correta dos materiais recicláveis. Conheça o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos: www.institutoecofaxina.org.br/o-projeto


#PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal medida para reduzirmos drasticamente a entrada de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente.


A 117ª Ação Voluntária EcoFaxina está programada para o dia 1/3, com a participação de calouros e veteranos de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) no IX Trote Ecológico EcoFaxina.


O Instituto EcoFaxina vem realizando a coleta de recicláveis na comunidade utilizando uma estrutura provisória
O Instituto EcoFaxina vem realizando a coleta de recicláveis na comunidade utilizando uma estrutura provisória

211 visualizações
bottom of page