top of page

Voluntários retiram mais de 300 kg de lixo do manguezal na 119ª Ação Voluntária EcoFaxina

A 119ª Ação Voluntária EcoFaxina ocorreu no domingo (25/10) e reuniu 41 voluntários. Foram coletados 305 kg de resíduos sólidos em uma área de manguezal próxima ao bairro Jardim São Manoel, na Zona Noroeste de Santos


Apesar da previsão de chuva a qualquer hora do dia, o tempo se manteve estável, sem chuva, mas com um clima bastante agradável para o trabalho no manguezal.


Os voluntários chegaram ao local por volta das 9h30 e, após receberem seus EPIs e ouvirem atentamente as orientações sobre o trabalho, deram início à limpeza. Em três horas de trabalho, foram coletados 94 kg de plástico e 42 kg de isopor, entre outros materiais característicos de resíduos domiciliares, que são descartados diretamente no manguezal por favelas de palafitas que ocupam o ecossistema no sistema estuarino.


Voluntária exibem resíduos coletados durante a ação. Entre os menores e mais numerosos estão os pinos de cocaína e hastes de cotonete e pirulito.
Voluntárias exibem resíduos coletados durante a ação. Entre os menores e mais numerosos estão os pinos de cocaína e hastes de cotonete e pirulito.

Confira abaixo as quantidades de cada material:

Plástico: 94 kg; Isopor: 42 kg; Borracha: 69 kg; Metal: 8 kg; Vidro: 38 kg; Tecido: 7 kg; Outros: 47 kg


Conscientização


Novatos e veteranos, os voluntários sempre se chocam com a imensa quantidade de lixo encontrada no manguezal. Além do impacto direto no ecossistema, as ações de limpeza são importantes para promover ama cultura oceânica, tanto na população, quanto nos voluntários, por meio da conscientização ambiental.


"O Instituto EcoFaxina é muito importante pra mim, porque vejo uma realidade muito diferente da minha", diz Vinícius Barbosa, de São Vicente. "Desde que comecei a vir, mudei a minha atitude em relação ao lixo. Se vejo um lixinho no chão, já pego. Até no meu trabalho, na minha casa... presto muito mais atenção agora" completou o voluntário, que já participou de três ações.



Já Ariany Nascimento, de São Vicente, é veterana nesse time. "Conheço o Instituto EcoFaxina desde 2017, é a minha sexta ação voluntária. Esse trabalho mudou minha percepção sobre coisas rotineiras, como o descarte de lixo domiciliar e a reciclagem. Também me fez influenciar outras pessoas a participarem e mudarem seus estilos de vida", diz ela. "Além disso, me tornei vegetariana nesse tempo, porque penso que a mudança na minha alimentação também tem impacto sobre a sustentabilidade."



Para o presidente do Instituto EcoFaxina, as ações voluntárias são fundamentais para o fortalecimento da cultura oceânica na sociedade. "Cultura oceânica começa em casa, com engajamento, vivência e pertencimento. Este foi mais um domingo precioso para a vida marinha e para os nossos voluntários."



Aumento de embalagens descartáveis


Um fato que chamou a atenção dos voluntários foi a grande quantidade de embalagens descartáveis de isopor, em comparação às ações anteriores.


"Uma coisa que percebi nessa ação foi o aumento absurdo na quantidade de embalagens de marmitex de isopor" disse Victor Medeiros, que já participa das ações há 3 anos. "Eu olhava para o chão do manguezal e não conseguia ver o solo, só o branco de isopor. Vi até mais do que PET, que sempre tem bastante. Isso acaba com o ecossistema do mangue e ainda vira microlixo, que acaba sendo ingerido pelos animais. É muito triste."



Já a voluntária Laila Santos, de Santos, destacou outra questão curiosa. "Já participei de outra ação, mas essa é a minha primeira vez no manguezal e fiquei chocada com a quantidade de embalagens de isopor que encontramos, e também porque não achamos nenhuma máscara."



A voluntária Jéssica Santos, de apenas 17 anos, também apontou o problema. "É minha primeira vez aqui, gostei muito, mas não imaginava que houvesse tanto lixo, principalmente isopor e plástico", contou ela.


Fotos: William R. Schepis/Instituto EcoFaxina

Clique aqui e confira mais dados e fotos na página da ação!


➤ Apoio: Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, Coca-Cola FEMSA Brasil, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, LIDE Litoral Paulista, Prefeitura de Santos, Mr. Fly Moda Sustentável, Juicy Santos e Santos Lixo Zero.


#MangueFazADiferença - As nossas ações têm como objetivo alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância do manguezal e a necessidade de um trabalho diário na região com a instalação de ecobarreiras e a capacitação de moradores de palafitas como agentes ambientais para fazerem a coleta no manguezal e nas ecobarreiras, despertando nas comunidades hábitos sustentáveis, como a separação dos resíduos e a destinação correta dos materiais recicláveis. Conheça o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos clicando AQUI.


#PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal medida para reduzirmos drasticamente a entrada de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente.

259 visualizações
bottom of page