Observações
Ação Voluntária em celebração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais (26/07) em parceria com a DP World Santos.
Esta foi a terceira ação voluntária integrando a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proposta pelas Nações Unidas com o objetivo de construir uma estrutura de apoio às ações de gerenciamento sustentável dos Oceanos efetuadas por diversos países.
O Porto de Santos, bem como as cidades de Santos e São Vicente, que dividem a mesma ilha, ilha de São Vicente, possuem na recuperação de áreas degradadas de mangue a melhor ferramenta para mitigação dos efeitos da mudança climática em nossa região, e que associada à instalação de ecobarreiras, propicia a recuperação da biodiversidade e a retomada de serviços ecossistemicos, como proteção costeira contra eventos climáticos extremos, captura e retenção de carbono atmosférico, regulação do clima local, macrodrenagem e manutenção da qualidade da água.
A 123ª Ação Voluntária EcoFaxina contou com o patrocínio da DP World Santos, uma empresa do Grupo DP World (Dubai Ports World), responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados multipropósito do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos.
Apoio: Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, GAM-SE, Instituto Oceanográfico da USP, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, UNISANTA, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, Mr. Fly Moda Sustentável e Prefeitura de Santos.