Calouros da Unisanta realizarão limpeza marinha no Trote Ecológico EcoFaxina

O Trote Ecológico EcoFaxina mobilizará calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em mais uma Ação Voluntária promovida pelo Instituto EcoFaxina.


Escuna que será utilizada no Trote Ecológico EcoFaxina 2013.
Escuna que será utilizada no Trote Ecológico EcoFaxina 2013.

Os calouros poderão conhecer mais sobre a ecologia da nossa região e contribuir para a limpeza do estuário de Santos em um sábado diferente, a bordo de uma escuna de 62 pés, que levará os alunos até o Saco do Major, no Guarujá.


Os alunos realizarão a limpeza da praia, do costão rochoso e subaquática com o auxílio de equipamentos de mergulho. O local é conhecido por acumular grandes quantidades de resíduos, que são transportados do interior do estuário em direção ao mar aberto através do movimento da maré e das correntes marinhas. Tais resíduos são responsáveis pela morte de milhares de animais marinhos todos os anos no mundo, representando um grande problema ambiental para a nossa região.


Os alunos que não possuem curso de mergulho poderão fazer um mergulho livre para limpeza e observação de organismos marinhos, monitorados por diretores do Instituto EcoFaxina e pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos. Já os alunos que possuem credencial de mergulhador terão a oportunidade de realizar um mergulho autônomo com o auxílio de equipamentos e instrutores de mergulho da Escola de Mergulho MarSub, um dos apoiadores do trote. A limpeza se estenderá também pela faixa de areia e costão rochoso.


Os resíduos coletados no ambiente marinho serão identificados, quantificados e pesados pelos voluntários ao final da ação. Em terra firme receberá a destinação final correta através da empresa de limpeza urbana de Santos. Os dados servirão como fonte de pesquisas relacionadas a poluição marinha e serão encaminhados ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).


Após a limpeza os alunos farão ainda um diagnóstico ambiental, identificando as características ecológicas do local através de observação e estudo de alguns organismos.


As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e estão abertas para calouros e veteranos da Unisanta, que devem se inscrever através da fanpage do Instituto EcoFaxina no Facebookou pelo e-mail ecofaxina@gmail.com.


Os alunos inscritos deverão levar no dia do trote protetor solar, roupa de banho, máscara, snorkel, nadadeiras, caneca, máquina fotográfica, credencial de mergulhador (caso possua) e 2 kg de alimentos não perecíveis que serão encaminhados às famílias atingidas pelas enchentes em Cubatão.


O Trote Solidário e Ecológico Unisanta conta com o apoio da ONU, MarSub, IlhaTurismo, Project AWARE Foundation, D.A. de Biologia Marinha, Terracom e Secretaria do Meio Ambiente do Guarujá.


Atenção: não será permitido o embarque de bebidas alcoólicas.


Confira os vídeos das edições anteriores:


2012



2011



2010



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
ENDEREÇO

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377, Conj.03

Santos (SP) - CEP 11045-101

+55 (13) 3301-2391

contato@institutoecofaxina.org.br

ENVOLVA-SE
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Twitter
  • Flickr
  • RSS
© Copyright

Copyright © 2008 - 2020 | Instituto EcoFaxina - Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental. CNPJ: 10.735.372/0001-10