top of page

EDP e EcoFaxina celebram Dia Mundial da Energia com a retirada de mais de 1 tonelada de resíduos da nascente do Rio Pararangaba

O encontro aconteceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, e contou com a participação de 40 voluntários, entre eles, colaboradores da empresa, funcionários da Prefeitura e do Rotary Club.


No Dia Mundial da Energia (29/5) realizamos com nossos parceiros de alta voltagem da EDP uma ação voluntária de limpeza e plantio de 25 árvores nativas próximo a uma linda nascente do Rio Pararangaba, importante afluente do Rio Paraíba do Sul.


Voluntários da EDP posam para foto
195ª Ação Voluntária EcoFaxina em parceria com a empresa EDP

Foi nossa segunda ação conjunta com a EDP, "escolhemos fazer outro mutirão com vocês por causa do profissionalismo e por contextualizarem o por quê estamos aqui, não trata-se de um fazer por fazer, tem todo um conceito e uma metodologia. E é ótimo poder contar com um parceiro ponta firme, que vai atrás, que consegue motivar e tem muita qualidade na entrega. A ideia de onde e como fazer foi um diferencial, totalmente diferente do que fazíamos, imagina limpeza de rio, nunca tínhamos realizado algo assim. E o EcoFaxina está sempre propondo novos projetos, isso também foi primordial", declarou a responsável pela organização, Janaína Pedroso, analista de gestão de pessoas.


Voluntária participa pela segunda vez de uma Ação Voluntária EcoFaxina
Voluntária participa pela segunda vez de uma Ação Voluntária EcoFaxina

O evento contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, que participou com equipes de vários setores, dando suporte logístico e operacional. "O trabalho que fazemos nessa comunidade envolve instituições que estão em nosso território e outras também, partindo do princípio que enfatizamos a educação ambiental para a mudança de comportamento e para sensibilizar as pessoas a respeito do valor dessa área, da biodiversidade e das nascentes que contribuem com o Rio Pararangaba. Quando temos um lugar limpo e bem cuidado, o impacto sobre os cursos d’água diminui enormemente. Então, é importantíssimo ter o EcoFaxina, a EDP e o Rotary aqui nesse movimento. Esta ação linda de voluntariado é o que move todo mundo pelo instinto de fazer o bem, em busca de um planeta mais sustentável. Temos construído, juntos, um município melhor”, afirmou Andrea Sundfeld, chefe de educação ambiental da Prefeitura de São José dos Campos.


Os 40 voluntários demonstraram muita garra ao retirar um total de 1.160,06 kg de resíduos sólidos. Durante a limpeza foram encontrados muitos plásticos, roupas, calçados, vidros, garrafas PET e entulho de pessoas que infelizmente utilizam essa área natural para descarte irregular. Confira a pesagem por tipo de material:


Plástico: 84,39 kg 

Isopor: 1,21 kg 

Borracha: 19,87 kg 

Vidro: 46,34 kg 

Metal: 4,65 kg

Tecido: 53,6 kg 

Entulho: 918,09 kg

Outros: 31,91 kg



O eletricista Hugo Cavalcante contou que já fez voluntariado social, mas ambiental foi a primeira vez, "fiquei muito impactado com essa questão dos plásticos sufocando o meio ambiente. Às vezes, até mesmo em casa, deixamos de separar os resíduos. Participar desta ação está sendo muito bom para a gente repensar como agimos no dia a dia”.


Voluntário exibe resíduo coletado
Grande quantidade de plásticos retirados durante ação voluntária EcoFaxina

A colaboradora Kelly Mariano, da Segurança do Trabalho, viu na iniciativa uma oportunidade de motivar outras pessoas a agirem em defesa do meio ambiente, “é uma satisfação enorme estar aqui hoje. Eu já faço a coleta e a separação do lixo em casa, mas entendo como é necessária essa ação voluntária para a conscientização das pessoas sobre o descarte correto e para que isso se torne um hábito. Espero inspirar outros a ajudarem da melhor maneira. Sei que é um trabalho contínuo, com dificuldades, mas temos que nos unir para torná-lo possível”.


Voluntários retiram mais de 1 tonelada de resíduos da área de nascente
Voluntários retiram mais de 1 tonelada de resíduos da área de nascente

A 195ª Ação Voluntária EcoFaxina contou ainda com o apoio da comunidade e do Rotary Club São José dos Campos Sul, que instalou placas de conscientização ambiental na trilha.


“A ação foi muito importante para reforçar o compromisso e posicionamento da EDP com sua política de sustentabilidade e ESG. Acreditamos que ações como essas intensificam a preservação ambiental e o engajamento da comunidade e de nossos clientes”, afirmou Flávia Iorio, engenheira ambiental.


Para o diretor-presidente do Instituto EcoFaxina William Schepis, essa ação voluntária na nascente do Rio Pararangaba simboliza o poder da colaboração. A união entre a EDP Energia, o Instituto EcoFaxina e a Prefeitura de São José dos Campos mostra que quando setor privado, terceiro setor e poder público caminham juntos, é possível promover transformações reais, com impacto positivo na comunidade. Essa sinergia de propósitos fortalece nosso compromisso com a preservação ambiental e a resiliência dos nossos ecossistemas. Energia que transforma!

Plantio de 25 mudas de árvores nativas
Plantio de 25 mudas de árvores nativas

Agradecemos à EDP Energia pela confiança, a todos os voluntários e aos parceiros do poder público e da sociedade civil organizada pelo envolvimento com a conservação do meio ambiente. Nosso encontro impulsou a mudança a longo prazo em uma área de preservação com nascente, ou seja, local de extrema importância para a biodiversidade.


Sobre a EDP


Presente no Brasil há mais de 25 anos, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, Distribuição, Trading e Soluções de Energia Solar voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022 foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.


A EDP tem o viés de incentivar o voluntariado ambiental. Reforçando o compromisso da empresa pelo todo, realizam constantemente ações com foco em sustentabilidade e meio ambiente, como ações de conscientização, limpeza de rios e praias, plantio de mudas e reciclagem.


Sobre o Instituto EcoFaxina

O Instituto EcoFaxina é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha e a degradação de ecossistemas aquáticos por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas, tendo como estratégia a contenção do resíduo sólido flutuante e a recuperação de áreas de preservação permanente, em parceria com o poder público, comunidades de palafitas e setor privado.


O Instituto EcoFaxina inspira pessoas a falarem e agirem pelo Oceano, organizando campanhas e ações voluntárias para a despoluição de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as principais fontes geradoras de resíduos que impactam o oceano, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos. Desde sua fundação, o Instituto realizou 195 ações, com o envolvimento de mais de 6.500 voluntários que retiraram xxxxx kg de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos dulcícolas e marinhos.


____________________________

Contato assessoria de imprensa - Keli Silveira

Instagram: @ecofaxina



 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page