top of page

Instituto EcoFaxina comemora aniversário de 14 anos com limpeza de manguezal, neste domingo (16/10)

Voluntários irão se reunir em manguezal localizado próximo ao bairro Jardim São Manoel, em Santos, para retirada de resíduos sólidos do ecossistema.


Fundado em 14 de outubro de 2008, com o objetivo de reduzir o aporte de plástico no oceano, atuando na limpeza e recuperação de áreas degradadas, e a missão de informar, educar e inspirar pessoas a falarem e agirem pelos oceanos, o Instituto EcoFaxina alcançará neste domingo a marca de 150 ações voluntárias, que retiraram ao todo mais de 67 toneladas de resíduos de mangues, rios e praias. Isso tudo só foi possível graças ao envolvimento de mais de 3.000 voluntários.


Para termos ideia, somente no último mutirão, os participantes retiraram 365 kg de residuos, sendo: 277 kg de plástico, 30 kg de isopor, 34 kg de borracha, 19 kg de vidro e 5 kg de outros materiais.


Até o presente, em 149 ações voluntárias foram retirados 67.142 kg de resíduos de ecossistemas aquáticos, sendo: 43.795 kg de plástico, 3.518,9 kg de isopor, 5.863 kg de borracha, 3.897,3 kg de vidro, 2.220,1 kg de metal, 3.674,7 kg de tecido e 4.173 kg de outros materiais.


Voluntários posam para foto com resíduos coletados em manguezal de Santos.


Além de promover a conscientização da população a respeito do grave cenário de poluição aquática e os impactos causados pelos resíduos sobre a fauna, as ações voluntárias de limpeza de áreas naturais, que não recebem serviço de limpeza pública, fornecem ao Instituto EcoFaxina dados precisos sobre os tipos de resíduos e as principais fontes poluidoras. Tais informações serviram de subsídio para a elaboração do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras, recuperação de áreas degradadas de mangue, reciclagem e geração de renda por meio de uma cooperativa formada por moradores de palafitas, com o objetivo de reduzir drasticamente o aporte de plástico no oceano, evitando sua dispersão e a poluição de outros ecossistemas costeiros e marinhos.


Atualmente, o projeto encontra-se em fase final de tramitação para cessão de uso de área na margem do rio São Jorge, próxima à comunidade do Jardim São Manoel, com a assinatura de Acordo de Cooperação junto à Prefeitura de Santos, o que proporcionará segurança jurídica para que um outro setor da sociedade, o privado, possa investir na construção da Base Operacional (galpão da cooperativa) e na aquisição dos equipamentos necessários para o seu funcionamento.


Apesar do grande tempo de espera, devido ao seu ineditismo, a iniciativa destaca a cidade de Santos por seu protagonismo em políticas públicas e parcerias voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida, seja ela humana ou silvestre.


150ª Ação Voluntária EcoFaxina


➤ Data: 16/10/2022

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural

➤ Ecossistema: manguezal

➤ Horário: das 8h20 às 14h20

➤ Ponto de encontro e transporte: ônibus com saída às 8h20, da rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos. Chegar com dez minutos de antecedência. Retorno às 14h20.

➤ Aconselhamos: uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca para tomar água/suco e uma alimentação reforçada no café da manhã. Para maior conforto, aconselhamos numeração para botas um número acima do utilizado com tênis.

➤ Fornecemos: coletes de identificação, botas galocha, luvas, baldes, sacos de lixo, pegadores, protetor solar, repelente, álcool em gel, água mineral, lanches, banheiro químico e certificados de participação.


➤ Realização: Instituto EcoFaxina

➤ Patrocínio: FAM Cargo BR

➤ Apoio: Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Associação Comercial de Santos, Terracom Engenharia, Grupo Criando Valor, UNISANTA, EVAL Tecnologia, Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food.


O evento integra um conjunto de iniciativas do Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).



Atenção: realize a sua inscrição somente se tiver certeza da participação. Em caso de desistência, por gentileza comunicar através do WhatsApp (13) 99197-5807, até às 21 horas deste sábado.

169 visualizações
bottom of page