Instituto EcoFaxina comemora aniversário de 14 anos com limpeza de manguezal, neste domingo (16/10)
- Keli Silveira
- 12 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Voluntários irão se reunir em manguezal localizado próximo ao bairro Jardim São Manoel, em Santos, para retirada de resíduos sólidos do ecossistema.
Fundado em 14 de outubro de 2008, com o objetivo de reduzir o aporte de plástico no oceano, atuando na limpeza e recuperação de áreas degradadas, e a missão de informar, educar e inspirar pessoas a falarem e agirem pelos oceanos, o Instituto EcoFaxina alcançará neste domingo a marca de 150 ações voluntárias, que retiraram ao todo mais de 67 toneladas de resíduos de mangues, rios e praias. Isso tudo só foi possível graças ao envolvimento de mais de 3.000 voluntários.
Para termos ideia, somente no último mutirão, os participantes retiraram 365 kg de residuos, sendo: 277 kg de plástico, 30 kg de isopor, 34 kg de borracha, 19 kg de vidro e 5 kg de outros materiais.
Até o presente, em 149 ações voluntárias foram retirados 67.142 kg de resíduos de ecossistemas aquáticos, sendo: 43.795 kg de plástico, 3.518,9 kg de isopor, 5.863 kg de borracha, 3.897,3 kg de vidro, 2.220,1 kg de metal, 3.674,7 kg de tecido e 4.173 kg de outros materiais.

Voluntários posam para foto com resíduos coletados em manguezal de Santos.
Além de promover a conscientização da população a respeito do grave cenário de poluição aquática e os impactos causados pelos resíduos sobre a fauna, as ações voluntárias de limpeza de áreas naturais, que não recebem serviço de limpeza pública, fornecem ao Instituto EcoFaxina dados precisos sobre os tipos de resíduos e as principais fontes poluidoras. Tais informações serviram de subsídio para a elaboração do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras, recuperação de áreas degradadas de mangue, reciclagem e geração de renda por meio de uma cooperativa formada por moradores de palafitas, com o objetivo de reduzir drasticamente o aporte de plástico no oceano, evitando sua dispersão e a poluição de outros ecossistemas costeiros e marinhos.
Atualmente, o projeto encontra-se em fase final de tramitação para cessão de uso de área na margem do rio São Jorge, próxima à comunidade do Jardim São Manoel, com a assinatura de Acordo de Cooperação junto à Prefeitura de Santos, o que proporcionará segurança jurídica para que um outro setor da sociedade, o privado, possa investir na construção da Base Operacional (galpão da cooperativa) e na aquisição dos equipamentos necessários para o seu funcionamento.
Apesar do grande tempo de espera, devido ao seu ineditismo, a iniciativa destaca a cidade de Santos por seu protagonismo em políticas públicas e parcerias voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida, seja ela humana ou silvestre.
150ª Ação Voluntária EcoFaxina
➤ Data: 16/10/2022
➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural
➤ Ecossistema: manguezal
➤ Horário: das 8h20 às 14h20
➤ Ponto de encontro e transporte: ônibus com saída às 8h20, da rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos. Chegar com dez minutos de antecedência. Retorno às 14h20.
➤ Aconselhamos: uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca para tomar água/suco e uma alimentação reforçada no café da manhã. Para maior conforto, aconselhamos numeração para botas um número acima do utilizado com tênis.
➤ Fornecemos: coletes de identificação, botas galocha, luvas, baldes, sacos de lixo, pegadores, protetor solar, repelente, álcool em gel, água mineral, lanches, banheiro químico e certificados de participação.
➤ Realização: Instituto EcoFaxina
➤ Patrocínio: FAM Cargo BR
➤ Apoio: Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Associação Comercial de Santos, Terracom Engenharia, Grupo Criando Valor, UNISANTA, EVAL Tecnologia, Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Instituto Vedacit e MPB Fit Food.
O evento integra um conjunto de iniciativas do Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Atenção: realize a sua inscrição somente se tiver certeza da participação. Em caso de desistência, por gentileza comunicar através do WhatsApp (13) 99197-5807, até às 21 horas deste sábado.
Comments