top of page

Instituto EcoFaxina e Blue Keepers realizam coleta amostral em manguezal de Santos, neste domingo

Durante a 157ª Ação Voluntária EcoFaxina, voluntários realizarão coletas amostrais no mangue, que podem contribuir na elaboração de projetos no combate à poluição marinha.


Esta será a segunda coleta amostral realizada por meio da parceria do Instituto com o Blue Keepers, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil. A primeira ocorreu no dia 16 de outubro do ano passado, e foi em uma área delimitada de 5x5 metros, no manguezal próximo ao Jardim São Manoel, no estuário de Santos e São Vicente. Na ocasião, foram retirados 4.701 itens, dentre eles fragmentos de plástico, isopor, eppendorfs, tampinhas de garrafa PET, hastes de cotonete e pirulito, etc., que passaram por uma gravimetria bem detalhada, na sede do Instituto.



Nesta ação de domingo, os voluntários participarão de coletas amostrais em áreas delimitadas de 3x3 metros, no mesmo local da primeira. Após a gravimetria, que será realizada pelo Instituto EcoFaxina, haverá o compartilhamento de dados com o Blue Keepers.


O objetivo é identificar os tipos de resíduos que poluem áreas naturais, como o manguezal e as praias. A identificação dos resíduos e suas fontes geradoras é fundamental para a elaboração de projetos e políticas públicas de combate à poluição marinha.



Das 156 mobilizações já realizadas, com o envolvimento de mais de 4.000 voluntários, 94 delas aconteceram em mangues, 50 em praias e 12 em rios. Foram retirados nestas áreas naturais, ao todo, 68.354 kg de resíduos. Para se ter uma ideia, a quantidade equivale a 1.367.080 garrafas PET de 2 litros.


Além dos mutirões de limpeza e do trabalho de conscientização, destacamos a importância da implantação do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue por meio de uma frente de trabalho composta por moradores de comunidades, que irão atuar como agentes ambientais locais.


Sobre o Blue Keepers


O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.


157ª Ação Voluntária EcoFaxina


➤ Data: 05/02/2023

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural

➤ Ecossistema: manguezal

➤ Horário: das 8h30 às 15h

➤ Ponto de encontro e transporte: ônibus com saída às 8h30, da rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos. Chegar com dez minutos de antecedência. Retorno às 15h.

➤ Aconselhamos: uso de roupas leves, meias de cano alto para usar com a bota, boné, mochila para guardar pertences, caneca para tomar água/suco e uma alimentação reforçada no café da manhã.

➤ Fornecemos: coletes de identificação, botas galochas, luvas, baldes, sacos de lixo, protetor solar, repelente, álcool em gel, água mineral, lanches, banheiro químico e certificados de participação.

➤ Realização: Instituto EcoFaxina

➤ Apoio: Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Blue Keepers, Terracom Engenharia, Grupo Criando Valor, UNISANTA, EVAL Tecnologia e GAM-SE.


Pessoas interessadas em participar da 157ª Ação Voluntária EcoFaxina devem preencher o formulário de inscrição. Basta clicar no botão abaixo.


Atenção: realize a sua inscrição somente se tiver certeza da participação. Em caso de desistência, por gentileza, comunicar através do WhatsApp (13) 99197-5807, até às 18 horas de sábado.

1.157 visualizações
bottom of page