top of page

Instituto EcoFaxina promove ação voluntária em celebração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais

A ação de limpeza acontecerá neste domingo (30/7), no Jardim São Manoel, em Santos, e contará com a participação de voluntários engajados na proteção da vida marinha.


Boa parte do trabalho de quase 15 anos do Instituto EcoFaxina foi desenvolvido em um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Rico em biodiversidade, o manguezal é um verdadeiro berçário natural para peixes, crustáceos, moluscos e aves. Um ambiente de transição entre a terra e o mar, que possui conexões vitais com outros ecossistemas costeiros e marinhos.


Manguezal do Estuário de Santos - São Vicente. Foto: William Rodriguez Schepis/Instituto EcoFaxina
Manguezal do Estuário de Santos - São Vicente. Foto: William Rodriguez Schepis/Instituto EcoFaxina

Por isso, neste Dia Mundial de Proteção aos Manguezais reforçamos a importância do envolvimento de toda a sociedade em torno de sua conservação. Ao cuidarmos com carinho deste ecossistema, asseguramos não somente a saúde do oceano como também a nossa própria saúde.


Nas ações voluntárias falamos muito sobre conscientização ambiental, o que nos permite dar visibilidade a um projeto mais amplo, que contribuirá com a recuperação de áreas degradadas de mangue e no combate à poluição marinha por plástico.



"O Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos nasce da vivência do Instituto junto às comunidades do complexo estuarino da Baixada Santista, envolvendo as cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga e Praia Grande. O projeto audacioso de instalação de ecobarreiras para reter os resíduos descartados irregularmente, permite evitar o aumento da poluição, principalmente por plásticos, além da criação de uma cooperativa que irá gerar renda a moradores de palafitas", afirma Fábio Nunes, diretor de educação ambiental.


"O Instituto Ecofaxina é muito importante não só em nossa comunidade como pra toda cidade. Há anos vem desenvolvendo este trabalho que já retirou dezenas de toneladas de resíduos que iriam prejudicar ainda mais não só o nosso ambiente, como toda a fauna marinha. Este trabalho é muito importante também para o turismo em nossa cidade, até porque se não tivesse este trabalho todo estes resíduos iriam parar nas praias do nosso litoral. Parceiros há mais de 10 anos e sempre desenvolvendo trabalho que envolve toda a comunidade e alunos também. Fico muito feliz em fazer parte deste projeto desde o início", relata Edmilson Duarte, diretor-presidente da Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel.


Esquerda para direita: William Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina, Josimar dos Santos e Edimilson Duarte, diretores da Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, e Fábio Nunes, diretor de educação ambiental do Instituto EcoFaxina
Da esquerda para a direita: William Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina, Josimar dos Santos e Edmilson Duarte, diretores da Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, e Fábio Nunes, diretor de educação ambiental do Instituto EcoFaxina.

"Estamos confiantes que, com o apoio do poder público, em breve iremos tirar este projeto do papel e transformar o manguezal poluído em uma floresta de mangue livre de resíduos, como deve ser. Propósito pelo qual o Instituto EcoFaxina atua efetivamente há tantos anos", declarou William Schepis, diretor-presidente.


O Instituto é o resultado de muitas mãos, de ideias e de atitudes conjuntas. E como nosso lema é “Envolva-se!”, contamos com a participação de diferentes setores, e principalmente, muitos voluntários.


Junte-se a outros defensores da vida marinha e venha celebrar conosco o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais.



A 168ª Ação Voluntária EcoFaxina contará com o apoio da Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Unisanta, Terracom Engenharia e Eval Digital.


Sobre o Instituto EcoFaxina

O Instituto EcoFaxina é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha e a degradação de ecossistemas aquáticos por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas, tendo como estratégia a contenção do resíduo sólido flutuante e a recuperação de áreas de preservação permanente, em parceria com o poder público, comunidades de palafitas e stakeholders.


O Instituto EcoFaxina organiza ações voluntárias para a limpeza de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as principais fontes geradoras de poluição marinha, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos.


Desde sua fundação, o Instituto realizou 167 ações, com o envolvimento de mais de 4.000 voluntários que retiraram quase 70 toneladas de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos.



168ª Ação Voluntária EcoFaxina

➤ Data: 30/07/2023

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural em celebração ao Dia Mundial de Proteção aos manguezais.

➤ Ecossistema: manguezal

➤ Horário: das 8h30 às 15h

➤ Ponto de encontro e transporte: ônibus com saída às 8h30, da rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos. Chegar com dez minutos de antecedência. Retorno às 14h.

➤ Aconselhamos: uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca para tomar água e uma alimentação reforçada no café da manhã. Para maior conforto, aconselhamos numeração para botas um número acima do utilizado em outros calçados.

➤ Fornecemos: coletes de identificação, botas galocha, luvas, baldes, sacos de lixo, pegadores, protetor solar, repelente, álcool em gel, água mineral, banheiro químico e certificados de participação.

➤ Organização: Instituto EcoFaxina

➤ Apoio: Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Unisanta, Terracom Engenharia e Eval Digital.


2.059 visualizações
bottom of page