top of page

Instituto EcoFaxina retoma ações voluntárias no próximo domingo (27/09)

A 118ª Ação Voluntária EcoFaxina ocorrerá neste domingo. A ação será realizada em área de manguezal próxima ao bairro Jardim São Manoel, na Zona Noroeste de Santos.


Após seis meses de pausa devido à quarentena, o Instituto EcoFaxina retomará as ações voluntárias no próximo domingo, 27/09, em celebração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ocorrido no último sábado (19). Os voluntários retornarão a uma área de manguezal próxima ao bairro Jardim São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, para a 118ª ação de limpeza e conscientização promovida pelo Instituto.


Voluntários posam para foto durante a 117ª Ação Voluntária EcoFaxina, realizada em 15/03/2020, no manguezal, em Santos.
Voluntários posam para foto durante a 117ª Ação Voluntária EcoFaxina, realizada no dia 15/03/2020, em Santos.

Desde o mês de março, quando foi decretado período de quarentena no estado de São Paulo, o Instituto pausou as ações voluntárias pela segurança de todos os envolvidos. Desde então, a equipe está focada em avançar nos projetos internos, com destaque para a parceria com a Prefeitura de Santos e o setor privado no projeto de instalação de ecobarreiras e recuperação de áreas de manguezal.


Como de praxe, o Instituto disponibilizará coletes de identificação, protetor solar, repelente, álcool gel, banheiro químico, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral, lanches e certificados de participação. Já o uso de máscaras será obrigatório e cada voluntário deverá comparecer ao ponto de encontro já utilizando a sua.


Todos os materiais fornecidos aos voluntários passarão por um processo de sanitização utilizando álcool e cloro. O ônibus para o transporte dos voluntários contará com vagas reduzidas e será sanitizado. Os lanches serão preparados em ambiente sanitizado e com o uso de máscara, luvas e touca.


Por se tratar de uma ação especial para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, será delimitada uma parcela amostral de 10 x 10 m, onde todos os resíduos coletados serão qualificados e quantificados por tipo de material e produto, antes de seguir para o descarte adequado. Depois de compilados e integrados ao nosso banco de dados de ações e pesquisa, os dados da coleta serão enviados para a Ocean Conservancy, que reúne dados globais das ações em celebração a essa data. Fora da área da parcela os resíduos coletados pelos voluntários serão qualificados e quantificados somente por tipo de material.


A 118ª Ação Voluntária contará com o patrocínio da FAM Cargo BR Logística Internacional, empresa parceira do Instituto EcoFaxina.



118ª Ação Voluntária EcoFaxina


DATA: Domingo, 27/09

SERVIÇO VOLUNTÁRIO: Limpeza de área natural

ECOSSISTEMA: Manguezal


➤ Fornecemos: coletes de identificação, protetor solar, repelente, álcool gel, banheiro químico, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral, lanches e certificados de participação.

➤ Uso obrigatório de máscara.

➤ Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com pelo menos 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8h40 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15 horas.


⚠ Protocolo de segurança COVID-19: todos os materiais fornecidos aos voluntários passaram por um processo de sanitização utilizando álcool e cloro. Ônibus para o transporte dos voluntários com vagas reduzidas e sanitizado pela Terracom. Lanches preparados em ambiente sanitizado e com o uso de máscara, luvas e touca.


🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca e uma alimentação reforçada no café da manhã.

🔞 Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável.

📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.


➤ Realização: Instituto EcoFaxina

➤ Patrocínio: FAM Cargo BR Logística Internacional

➤ Apoio: Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, Coca-Cola FEMSA Brasil, Terracom, Instituto Vedacit, LIDE Santos, Prefeitura de Santos, Mr. Fly Moda Sustentável, Juicy Santos, Projeto Mantas do Brasil e The Ocean Conservancy.



🔄 Todo o plástico PET retirado do manguezal será reciclado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, gerando renda para a comunidade.


🖐 Cadastre-se em nosso site! www.institutoecofaxina.org.br/voluntariado

👍 Confirme presença também pelo Facebook! www.facebook.com/ecofaxina/events


#MangueFazADiferença - Grande parte dos resíduos coletados por voluntários em praias do litoral do estado de São Paulo tem como origem as favelas de palafitas que ocupam o manguezal do estuário de Santos e São Vicente. Toneladas de resíduos sólidos saem diariamente do estuário transportados por correntes de maré e alcançam correntes costeiras, que espalham o plástico por praias, ilhas e costões rochosos do nosso litoral, causando prejuízos à fauna e também a importantes setores econômicos, como a saúde pública, o turismo e a pesca em nossa região.


#PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal ação para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente. Envolva-se!


195 visualizações
bottom of page