top of page

Manguezal em Santos recebe voluntários para ação de limpeza, neste domingo (20)

A 142ª Ação Voluntária EcoFaxina marca início de parceria oficial entre a Prefeitura de Santos e o Instituto EcoFaxina.


Voluntários retornam ao manguezal neste domingo (20) em celebração ao Dia da Água (22), com a missão de combater a poluição marinha através da retirada de resíduos descartados no ecossistema, que são transportados por correntes de maré do interior do estuário (manguezal) até o mar, que saturado, deposita boa parte desses resíduos em praias, ilhas e costões rochosos do litoral paulista.



Esta será a primeira de uma série de ações ao longo do ano em parceria com a Prefeitura de Santos.


“A parceria com a Prefeitura de Santos representa uma enorme conquista para o Instituto EcoFaxina. O nosso trabalho junto à comunidade depende muito do apoio do poder público e da iniciativa privada. Hoje damos um grande passo em busca de um oceano mais limpo e saudável”, explica William Schepis, diretor-presidente do Instituto EcoFaxina.

No dia 8/3, os diretores do Instituto EcoFaxina, William Schepis e Luana Oliveira, foram recebidos pelo prefeito Rogério Santos e o secretário de meio ambiente, Marcos Libório, para a celebração da parceria com a Prefeitura de Santos.



Serão realizadas ações de limpeza todos os meses em mangues e praias da cidade, com todo o material reciclável coletado sendo reaproveitado pelo Instituto EcoFaxina em atividades de educação ambiental ou então reciclado.


"Com o apoio do instituto, a gente consegue ampliar a ação da Prefeitura tanto na educação ambiental quanto na coleta e tratamento desses resíduos. É uma parceria que contribui para equacionar o problema de depósito e descarte de resíduos em áreas de manguezal. Reduzindo o lixo no mangue, a gente reduz o lixo na praia", destacou o secretário de meio ambiente de Santos, Marcos Libório.


"A arte salva"


Os resíduos coletados na ação deste domingo serão enviados para a cidade de São Paulo, onde o renomado artista visual, Eduardo Srur, irá utilizá-los em uma nova intervenção urbana no Parque do Ibirapuera.


Esta é a segunda vez que Eduardo Srur e Instituto EcoFaxina se unem em prol da vida marinha. Em 2014 o Instituto foi convidado pela agência Leo Burnett Tailor Made para participar de uma intervenção do artista no Acqua Mundo, aquário do Guarujá. O tanque principal foi dividido ao meio, deixando todas as espécies marinhas de um lado. Do outro lado, os resíduos retirados por voluntários do EcoFaxina durante duas ações voluntárias, uma na praia de Itaquitanduva, em São Vicente, e outra na praia Saco do Major, em Guarujá, formando uma imagem do “fundo do mar” repleto de lixo.



“O objetivo é provocar a conscientização sobre a poluição dos oceanos, em especial pelo plástico”, afirma Srur.

Projeto socioambiental


A ação tem como objetivo conscientizar pessoas a respeito da origem dos resíduos que poluem esses ecossistemas e seus impactos sobre a fauna, acarretando em prejuízos para a saúde pública, o turismo, a pesca e a navegação. Contudo, além de conscientizar e promover a retirada de resíduos da natureza, as Ações Voluntárias EcoFaxina destacam a importância da implantação do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue por meio de uma frente de trabalho composta por moradores de palafitas, que atuarão como agentes ambientais nas comunidades. O projeto tramita na Prefeitura de Santos desde 2009 e atualmente aguarda o término de consultas à CETESB e ao IBAMA para a construção de um galpão na comunidade que servirá de base operacional para os trabalhos de limpeza do manguezal e das ecobarreiras. A custo zero para o poder público, o projeto contará com investimentos privados de empresas que possuem responsabilidade compartilhada no ciclo de vida de embalagens, empresas portuárias e retroportuárias. Além de investimentos privados, o projeto contará também com uma emenda parlamentar impositiva do deputado estadual Professor Kenny no valor de R$ 150.000,00, que aguarda a destinação pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.


Tá afim de fortalecer a luta pela vida marinha?! Clique no link abaixo e faça a sua inscrição para garantir presença na 142ª Ação Voluntária EcoFaxina!


142ª AÇÃO VOLUNTÁRIA ECOFAXINA


Ecossistema: manguezal

Data: 20/03/2022

Horário: 8h00 às 15h00

Local: Jd. São Manoel, Santos

Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8h10, da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão, Santos, com retorno às 15 horas.

Fornecemos: transporte, colete de Identificação, protetor solar, repelente, álcool em gel, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral, lanche e certificado de participação por e-mail.

Apoio: Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Década do Oceano, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, GAM-SE, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia e Instituto Vedacit.


Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca e uma alimentação reforçada no café da manhã. Aconselhamos o uso de numeração de calçado acima da utilizada com tênis para maior conforto.


Menor de 18 anos somente acompanhado por um adulto responsável ou apresentando carta de autorização do responsável legal.


Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.


Este evento integra um conjunto de iniciativas do Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).


280 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page