top of page

Colaboradores da Coca-Cola FEMSA retiram 313 kg de resíduos no Mutirão de Limpeza Sprite EcoFaxina

A ação do dia 15 de abril, adiada devido ao mau tempo, aconteceu em 6 de maio, no manguezal próximo ao Jardim São Manoel, em Santos, com o apoio da Coca-Cola Company, a coordenação nacional do Blue Keepers e a organização local do Instituto EcoFaxina.


O sol deu o ar da graça e pudemos receber em nossa cidade 31 colaboradores e convidados da Coca-Cola FEMSA para limpar este ecossistema tão importante.



Parte da coleta foi feita em uma parcela de 5x5 metros, da qual cada resíduo foi analisado por tipo de produto, material e marca na sede do Instituto. Os dados foram compartilhados com o Blue Keepers, iniciativa do Pacto Global da ONU para apoio a projetos de combate à poluição marinha, e com a Secretaria de Meio Ambiente de Santos. O objetivo é incorporar os resultados aos bancos de dados do Instituto EcoFaxina e do Blue Keepers, para a elaboração de políticas públicas voltadas à proteção dos oceanos.



Nesta parcela, 10 cientistas cidadãos coletaram 63 kg de resíduos, sendo: 28 kg de plástico, 16 kg de isopor, 13 kg de borracha, 3 kg de vidro e 3 kg de outros.


Na área não demarcada foram retirados, ao todo, 250,1 kg de resíduos, sendo: 34 kg de plástico; 23,5 kg de isopor; 14,5 kg de borracha; 15 kg de vidro; 0,1 kg de metal; 1 kg de têxtil e 162 kg de outros. Entre os itens mais inusitados, teve até sofás. Deu trabalho retirá-los, mas não dá para ficarmos sentados diante de tanta poluição, não é mesmo?


O time de voluntários fez bonito e dedicou um sábado de folga ao voluntariado! Este tipo de envolvimento é bem comum para a colaboradora Larissa Dutra, de 24 anos, que já participa de ações ambientais há 6 anos. "Prezo muito por questões que envolvam educação, saúde e saneamento básico, e procuro arrastar meus amigos também. Não vejo este momento como um dia desperdiçado. Pelo contrário, sinto que estou fazendo o bem".



Durante o mutirão, teve água mineral e Sprite gelada para os participantes. E claro que todas as garrafas PET (2,19 kg) foram destinadas corretamente para a reciclagem!


A 160ª Ação Voluntária EcoFaxina contou com o apoio da Prefeitura de Santos, da Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel e da Terracom Engenharia.

Sobre o Instituto EcoFaxina

O Instituto EcoFaxina é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha e a degradação de ecossistemas aquáticos por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas, tendo como estratégia a contenção de resíduos sólidos flutuantes, a recuperação de áreas degradadas e a redução de ocupações irregulares em áreas de preservação permanente.


O Instituto EcoFaxina organiza ações voluntárias para a limpeza de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as fontes geradoras de poluição marinha, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos.


Sobre a Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 134 marcas a mais de 270 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 97 mil colaboradores, a Companhia comercializa e vende aproximadamente 3,8 mil milhões de caixas-unidade através de mais de 2 milhões de pontos de venda por ano.


Operando 56 unidades de manufatura e 249 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S& P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem territórios no México, no Brasil, na Guatemala, na Colômbia e na Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, na Nicarágua, no Panamá, no Uruguai e na Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para obter mais informações, visite www.coca-colafemsa.com.


Sobre a The Coca-Cola Company

The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. Temos o propósito de refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka.


Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em

www.coca-colacompany.com e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.


Sobre o Blue Keepers

O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de resíduos plásticos circulem no mar.


Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 65 redes locais, que abrangem quase 162 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.


O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br


Acesse a página da ação para mais fotos e informações.

1.125 visualizações
bottom of page