top of page

IRAPA, GALP e EcoFaxina unidos em defesa da vida marinha

As três entidades irão realizar uma ação conjunta de limpeza no manguezal de Santos, neste domingo (27/11).


Nossa 154ª Ação Voluntária será um encontro especial de três entidades que fazem parte do projeto de fortalecimento da gestão de organizações da sociedade civil promovido pela Hidrovias do Brasil, no qual o Instituto EcoFaxina e a GALP foram selecionados para receberem consultoria técnica do Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil (IRAPA).


Para nós, é uma honra compartilharmos do nosso propósito, a proteção da vida marinha, com organizações da sociedade civil tão sérias e comprometidas com outras causas importantes.


Manguezal preservado na área continental de Santos. Foto: William R. Schepis/Instituto EcoFaxina
Manguezal preservado na área continental de Santos. Foto: William R. Schepis/Instituto EcoFaxina

Nesta ação voluntária de limpeza do manguezal, teremos o envolvimento de 22 jovens, com idades entre 10 e 13 anos, assistidos pela GALP, além da participação da equipe do IRAPA. 


Em 14 anos de história, o Instituto EcoFaxina contou com a colaboração de mais de 4.000 voluntários, que retiraram de ecossistemas aquáticos um total de 68.090 quilos de resíduos sólidos. Das 153 ações realizadas, 93 foram em manguezais, 48 em praias e 12 em rios.


Com a convicção de que não somente é possível reverter o quadro de degradação ambiental no estuário de Santos e São Vicente, mas que trata-se de uma questão prioritária e emergencial, em 2009, o Instituto EcoFaxina encaminhou à Prefeitura de Santos um Procedimento de Manifestação de Interesse Social no qual propõe uma parceria com o município para a implantação do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a formação de uma cooperativa composta por moradores de comunidades, com a missão de conter a saída de resíduos sólidos flutuantes para o mar por meio da instalação e operacionalização de ecobarreiras, recuperação de áreas degradadas de mangue e reciclagem, gerando renda para famílias que vivem em palafitas.


Sobre o IRAPA


O Instituto de Referência e Apoio a Projetos Assistenciais do Brasil foi criado em 2016. Tem por finalidade estatutária o fortalecimento de organizações não governamentais.


O IRAPA atua como facilitador e elo entre o primeiro, segundo e terceiro setor, visando a redução de desigualdades sociais, econômicas e ambientais alinhado à Agenda 2030.


Atualmente, coordenam a vertical de educação - conscientização do projeto Voz dos Oceanos (Família Shurmann): uma iniciativa mundial apoiada pela ONU Meio Ambiente e Plastic Soul Fundation, entre outros órgãos de renome.


Trabalham o fortalecimento de ONG's da Baixada Santista selecionadas no edital da multinacional Hidrovias do Brasil.


Ainda atua na coordenação de projetos de Oftalmologia em parceria com o Instituto Verter, ABEAÇO (Associação Brasileira das Indústrias e Empresas de Aço) e PROLATA, para atendimento na triagem e doação de óculos aos catadores de lixo dentro das cooperativas ligadas a essas associações.


E também prestam consultoria à Bureau Social na elaboração do balanço socioambiental empresarial.



Sobre a GALP


O Grupo de Apoio à Inclusão Social e Profissional, fundado em 1965, é uma organização não governamental que presta serviço à famílias em situação de vulnerabilidade social dos bairros: Vila Nova, Vila Mathias, Paquetá e Centro.


A entidade promove a inclusão social por meio de ações educacionais e de profissionalização como oportunidades para o desenvolvimento local.


Oferecem ainda formação educacional completa para crianças e adolescentes e apoio a seus familiares para que se tornem cidadãos participativos junto à sociedade.


200 visualizações
bottom of page