top of page

Rio do Peixe recebe a 120ª Ação Voluntária EcoFaxina neste domingo (13/12)

Ação em parceria com a ONG SOS Rio do Peixe e a Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá envolverá pescadores e comerciantes da praia do Perequê, em Guarujá.


Localizada à leste da ilha de Santo Amaro, a praia do Perequê abriga a maior colônia de pesca de Guarujá e possui grandes belezas naturais, apesar de quase sempre imprópria para o banho devido a alta carga de esgoto que atinge o rio e o mar. Com 2.400 metros, a praia possui em seu canto esquerdo uma cachoeira e no canto direito a desembocadura do Rio do Peixe. Com águas abrigadas, sua baía serve de fundeio para diversos barcos de pesca da colônia, criando uma vista pitoresca para quem passa pela estrada Guarujá-Bertioga (SP-61).


A convite da ONG SOS Rio do Peixe e da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, o Instituto EcoFaxina realizará a sua 120ª ação voluntária no Rio do Peixe, que deságua na praia do Perequê e possui em suas margens um belo manguezal com aproximadamente 100 famílias vivendo em palafitas sobre o ecossistema. Para William Schepis, presidente do Instituto EcoFaxina, a ação busca unir esforços com a SOS Rio do Peixe e a SEMAM. "É importante fortalecer o trabalho local de conscientização e recuperação ambiental para que sejamos eficazes no combate à poluição marinha. A recuperação de áreas degradadas de mangue é fundamental nesse processo", explica William.


Os voluntários, divididos em grupos, serão transportados de barco e distribuídos em pontos pré-determinados com acúmulo de resíduos no manguezal e na desembocadura do rio na praia, onde há costão rochoso e faixa de areia.


Cronograma da ação:

8h00 - Partida do ônibus de Santos para Guarujá

8h50 - Parada na Prefeitura de Guarujá para embarque de voluntários

9h25 - Chegada na Praia do Perequê

9h40 - Início do trabalho

12h00 - Término do trabalho

12h30 - Intervalo para lanche

13h00 - Retorno para Santos

13h45 - Chegada em Santos


Registro de trecho do Rio do Peixe ocupado por favela de palafitas feito durante visita técnica realizada em 24/11. Foto: William R. Schepis/Instituto EcoFaxina

Desde 2008 foram realizadas 119 ações que envolveram mais de 3 mil voluntários na retirada de 69.336 quilos de resíduos sólidos de mangues, rios, praias e costões rochosos da Baixada Santista. O equivalente a cerca de 1.380.000 garrafas PET 2 litros ou uma baleia azul.


Ecobarreiras


O processo administrativo que trata do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos segue em trâmite na Prefeitura de Santos para assinatura de um Acordo de Cooperação. Aprovado pela Seção de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e com a certidão de autorização de uso de área expedida pela Seção de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a expectativa é de que o projeto siga para o gabinete do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. A assinatura do Acordo de Cooperação dará segurança jurídica para que empresas parceiras realizem investimento social privado no projeto, que possui parcerias técnico-científicas já firmadas com o Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) e com a Universidade Santa Cecília (Unisanta). Em Guarujá, o projeto vem sendo estudado juntamente com secretário de meio ambiente, Sidney Aranha e técnicos da prefeitura.


120ª Ação Voluntária EcoFaxina



➤ Data: domingo, 13/12.

➤ Local: Rio do Peixe, Guarujá.

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural.

➤ Ecossistemas: manguezal, praia e costão rochoso.

➤ Fornecido: coletes de identificação, coletes salva-vidas, protetor solar, repelente, álcool em gel, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral, lanche (sanduíche, suco e fruta) e certificados de participação por e-mail.

➤ Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com pelo menos 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8h00 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15 horas.

➤ Protocolo de segurança COVID-19: uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e ônibus sanitizado com capacidade de transporte reduzida.

➤ Clique aqui para fazer a sua inscrição!


🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca e uma alimentação reforçada no café da manhã.


🔞 Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável.


📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.


➤ Correalização: Instituto EcoFaxina, SOS Rio do Peixe e Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá.

➤ Apoio: Alimentando o Bem, APA Serra do Guararú, Fábrica de Gelo Dom Bosco, Fabrica de Gelo Rocha, Maravilixo, Jardim Albamar, Na Onda do Esporte, Peixaria Kaori, Peixaria Neusa, Peixaria Rocha, Peixaria Sabor da Praia, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, Prefeitura de Guarujá, Mr. Fly Moda Sustentável e Juicy Santos.

592 visualizações
bottom of page