top of page

Voluntários retornam ao manguezal após 5 meses de pausa

Após um longo período afastados das ações, nossos voluntários retornam ao manguezal de Santos neste domingo (06/06) para uma ação de limpeza em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos.


Saudade do cheirinho de mangue! São cinco meses de espera desde a última ação ocorrida em 24/01, em Santos.


Esta será a segunda ação voluntária integrando a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proposta pelas Nações Unidas com o objetivo de construir uma estrutura de apoio às ações de gerenciamento sustentável dos Oceanos efetuadas por diversos países. No Brasil, a Década da Ciência Oceânica é organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que é o representante científico do Brasil na Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco.


Voluntários no ônibus a caminho do manguezal durante a 121ª Ação Voluntária EcoFaxina.
Voluntários no ônibus a caminho do manguezal durante a 121ª Ação Voluntária EcoFaxina.

Apesar da pausa nas ações voluntárias, em decorrência do agravamento da pandemia de coronavírus, o Instituto EcoFaxina seguiu com o seu trabalho institucional e de relação com stakeholders, por meio de vídeo conferências, reuniões e visitas técnicas com órgãos das prefeituras de Santos e São Vicente, dando continuidade aos processos de Acordo de Cooperação para a viabilização do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue no sistema estuarino de Santo e São Vicente.


Grande parte dos resíduos coletados por voluntários em praias do litoral do estado de São Paulo tem como origem as favelas de palafitas que ocupam o manguezal do estuário de Santos e São Vicente. Toneladas de resíduos sólidos descartados diariamente no manguezal são transportadas por correntes de maré, alcançando correntes costeiras que espalham o plástico por praias, ilhas e costões rochosos do nosso litoral, impactando severamente a fauna marinha e causando prejuízos a importantes setores econômicos, como a saúde pública, o lazer, o turismo e a pesca em nossa região.


Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal medida para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente.


Prefeitura de Santos


Após ser aprovado em chamamento público realizado pela Secretaria do Meio Ambiente de Santos (SEMAM), o projeto foi encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) para formalização da cessão de uso de área, desta vez, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Após a devolutiva da SPU, o projeto segue para o gabinete do prefeito Rogério Santos.


Prefeitura de São Vicente


Durante o primeiro semestre deste ano participamos de reuniões nas secretarias de Meio Ambiente (SEMAM), com a secretária Marcia Jovito, Esportes (SESPOR), com o secretário adjunto Márcio Rodrigues dos Santos, e Projetos Especiais (SEPES), com o diretor Vinicius du Vale.


Realizamos também duas visitas técnicas ao Centro Náutico de São Vicente juntamente com representantes das secretarias de meio ambiente, esportes, assistência social e saúde. Outras duas visitas técnicas já haviam ocorrido durante a gestão Pedro Gouvêa (2017-2020), contudo a última versão do projeto, que tramita na prefeitura de São Vicente desde 2018, entregue em 02/03/2020, não foi encontrada pela atual gestão do prefeito Kayo Amado e uma nova versão será protocolizada na próxima semana.


Câmara Municipal e Câmara Federal


Nesse período também tivemos reuniões com o vereador de Santos, Marcos Libório, e com a deputada federal, Rosana Valle, nas quais discutimos estratégias para a metropolização do projeto e obtenção de apoio do governo federal.

122ª Ação Voluntária EcoFaxina

122ª Ação Voluntária EcoFaxina

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural ➤ Ecossistema: manguezal ➤ Fornecemos: transporte, colete de identificação, protetor solar, repelente, álcool em gel, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral e certificado de participação por e-mail. ➤ Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com pelo menos 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8h10 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15 horas. ➤ Protocolo de segurança COVID-19: uso obrigatório de máscara, álcool em gel, ônibus com capacidade de transporte reduzida.


🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca, lanche e uma alimentação reforçada no café da manhã. 🔞 Menor de 18 anos somente acompanhado por um adulto responsável. 📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas. ➤ Realização: Instituto EcoFaxina ➤ Apoio: Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, GAM-SE, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, Mr. Fly Moda Sustentável e Prefeitura de Santos. 🖐 Cadastre-se no site 👍 Confirme presença pelo Facebook 🤔 Perguntas frequentes

235 visualizações

Comments


bottom of page