Voluntários retornam ao manguezal para a primeira ação do ano

A ação será realizada neste domingo (24/1) em área de preservação permanente, próxima ao local previsto para a instalação do galpão que funcionará de base operacional para os trabalhos nas ecobarreiras e de recuperação de áreas degradadas de mangue no estuário de Santos e São Vicente. Projeto segue em busca de parcerias com prefeituras da região.


Voluntários celebram o resultado da coleta durante ação realizada em dezembro, no manguezal de Santos. Foto: William R. Schepis/Instituto EcoFaxina

Esta será a 121ª Ação Voluntária EcoFaxina e também a primeira integrando a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proposta pelas Nações Unidas com o objetivo de construir uma estrutura de apoio às ações de gerenciamento sustentável dos Oceanos efetuadas por diversos países.


A “Década da Ciência Oceânica” surge da necessidade de se atuar em prol da saúde oceânica. Tal atuação, por meio de cooperação internacional, busca incentivar a pesquisa científica e as inovações tecnológicas voltadas para a limpeza, segurança e sustentabilidade dos Oceanos. No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é o representante científico na Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e promove uma série de atividades para o alcance dos resultados da Década, dentre elas a criação do Grupo de Apoio da Região Sudeste (GAM-SE) à Coordenação-Geral de Ciência Oceânica, Antártica e Geociência, do Departamento de Ciência da Natureza, da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, no qual o Instituto EcoFaxina é representado, por meio de seu diretor-presidente, William Schepis, que compõe a diretoria executiva do grupo.


#MangueFazADiferença - Rios e estuários com densas populações ao longo de suas margens, sobretudo em periferias, transportam uma quantidade descomunal de plástico para os oceanos. Dez rios levam quase todo o plástico para o oceano. Pesquisadores do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental, em Leipzig, Alemanha, analisaram a concentração de plástico em 57 rios de todo o mundo. Oito deles (Yangtze, Yellow, Hai, Pearl, Amur, Mekong, Indus e Ganges) se encontram na Ásia, enquanto dois (Níger e Nilo) estão na África. O maior poluidor é o Yangtze, localizado na China, que libera 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano (mais do que é liberado pelos outros nove rios combinados). Juntos, os 10 rios são responsáveis ​​por despejar até 2,75 milhões de toneladas de plástico nos oceanos do mundo a cada ano.


Grande parte dos resíduos coletados por voluntários em praias do litoral do estado de São Paulo tem como origem as favelas de palafitas que ocupam o manguezal do estuário de Santos e São Vicente. Toneladas de resíduos sólidos descartados diariamente no manguezal são transportadas por correntes de maré, alcançando correntes costeiras que espalham o plástico por praias, ilhas e costões rochosos do nosso litoral, impactando severamente a fauna marinha e causando prejuízos a importantes setores econômicos, como a saúde pública, o lazer, o turismo e a pesca em nossa região.


Desmatamento, palafitas e poluição no manguezal do estuário de Santos e São Vicente. Foto: William R. Schepis/Instituto EcoFaxina

#OProjeto - O processo administrativo para parceria entre a Prefeitura de Santos e o instituto EcoFaxina para a realização do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue por moradores de palafitas, segue em trâmite para assinatura de Acordo de Cooperação. Aprovado pela Seção de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e com certidão de autorização de uso de área expedida pela Seção de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a expectativa é de que o processo siga agora para o gabinete do prefeito Rogério Santos (PSDB). A assinatura do Acordo de Cooperação dará segurança jurídica para que empresas parceiras realizem investimento social privado no projeto, que possui parcerias técnico-científicas com a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e com o Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP), sendo uma das iniciativas vinculadas à Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano.



#PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal ação para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente. Envolva-se!



121ª Ação Voluntária EcoFaxina


➤ Data: domingo, 24/01.

➤ Local: Jardim São Manoel, Santos.

➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural.

➤ Ecossistema: manguezal.

➤ Fornecido: coletes de identificação, coletes salva-vidas, protetor solar, repelente, álcool em gel, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral, lanche (hot dog e fruta) e certificados de participação por e-mail.

➤ Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com pelo menos 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8h00 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15 horas.

➤ Protocolo de segurança COVID-19: uso obrigatório de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura e ônibus sanitizado com capacidade de transporte reduzida.

➤ Inscrições: http://bit.ly/121AVEcoFaxina


🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, caneca e uma alimentação reforçada no café da manhã.

🔞 Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável. 

📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.


➤ Realização: Instituto EcoFaxina

➤ Apoio: Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Cátedra da UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, Mr. Fly Moda Sustentável e Prefeitura de Santos.

439 visualizações0 comentário
ENDEREÇO

Rua Dr. Oswaldo Cruz, 377, Conj.03

Santos (SP) - CEP 11045-101

+55 (13) 3301-2391

contato@institutoecofaxina.org.br

ENVOLVA-SE
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube
  • Twitter
  • Flickr
  • RSS

Copyright © 2008 - 2020 | Instituto EcoFaxina - Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental. CNPJ: 10.735.372/0001-10