top of page

Dia Mundial de Proteção aos Manguezais (26/07) terá ação voluntária em Santos

Ação conjunta entre a DP World Santos e o Instituto EcoFaxina celebrará o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, nesta segunda-feira, com uma ação voluntária de limpeza no manguezal de Santos.


Esta será a 123ª Ação Voluntária EcoFaxina, a terceira integrando a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proposta pelas Nações Unidas com o objetivo de construir uma estrutura de apoio às ações de gerenciamento sustentável dos Oceanos, efetuadas por diversos países. No Brasil, a Década da Ciência Oceânica é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que é o representante científico do Brasil na Comissão Oceanográfica intergovernamental da Unesco.


Nossas ações voluntárias são uma ferramenta de pesquisa, conscientização ambiental e alerta para o grave quadro de poluição marinha por plástico e desmatamento de

mangue, que chamam a atenção para a necessidade de um trabalho diário envolvendo moradores de comunidades de palafitas na recuperação e conservação do estuário de Santos e São Vicente


Entre uma ação e outra o trabalho não para. Engajado na busca da implantação do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradas de mangue, o Instituto EcoFaxina segue participando de visitas técnicas e reuniões com órgãos das prefeituras de Santos e de São Vicente.


A grande novidade é que no dia 19/07 foi realizada uma visita técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Santos à área prevista para a construção do galpão, que funcionará como base operacional para o trabalho com as ecobarreiras e para a recuperação de áreas degradadas de mangue. A visita serviu para os técnicos da secretaria inserirem a área em mapa cartográfico dando sequência ao processo administrativo para a assinatura de um Acordo de Cooperação que dará a segurança jurídica necessária para que empresas possam patrocinar o projeto.


Responsabilidade compartilhada


"O Instituto Ecofaxina tem como premissa engajar a iniciativa privada no desenvovimento de projetos socioambientais que visam reduzir a poluição marinha e recuperar áreas degradadas de mangue no estuário de Santos e São Vicente", explica William Schepis, presidente do Instituto EcoFaxina. "É muito gratificante quando empresas entram em contato conosco interessadas em contribuir para a solução do problema da poluição marinha no estuário de Santos e São Vicente. Como é o caso da DP World Santos, que nos procurou para a realização de uma ação voluntária no Dia Mundial de Proteção aos Manguezais", completa.


DP World Santos


A DP World Santos é uma empresa do Grupo DP World (Dubai Ports World), responsável pela operação de um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados multipropósito do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos. Ela se inicia no ano de 1994, e objetivo da empresa, na época, era construir um terminal privado e potencializar o desenvolvimento econômico do Porto de Santos.


A partir de 1998 iniciaram-se também os estudos de impacto ambiental, que resultaram no desenvolvimento de uma série de programas ambientais, e a aprovação das licenças e autorizações para que o terminal pudesse iniciar as obras. Em 2007, teve início a construção de um aterro piloto para estudo do solo da região.


Um dos principais compromissos da DP World é o Meio Ambiente. Por esta razão, desde 2015, o terminal aderiu à campanha Go Green, que tem por objetivo contribuir para a construção de portos mais sustentáveis por meio de ações com as comunidades onde as empresas atuam.


Como parte da campanha, a DP World Santos promove a ação “Clean Up Day” (Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias), onde uma vez ao ano seus funcionários realizam um mutirão de limpeza na orla da praia de Santos.



123ª Ação Voluntária EcoFaxina


- Data: 26/07/2021

- Local: Jardim São Manoel, Santos

- Serviço Voluntário: limpeza de área natural

- Ecossistema: manguezal

- Realização: Instituto EcoFaxina

- Patrocínio: DP World Santos

- Apoio: Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Cátedra da UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, Instituto de Estudos Avançados da USP, Instituto Oceanográfico da USP, UNISANTA, LIDE Litoral Paulista, Terracom Engenharia, Instituto Vedacit, Mr.Fly Moda Sustentável e Prefeitura de Santos.

133 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page