top of page

Manguezal do Rio São Jorge receberá Ação Voluntária EcoFaxina neste domingo (25)

O mutirão de limpeza contará com a participação de moradores do Jardim São Manoel, que junto ao Instituto EcoFaxina lutam pela implantação da cooperativa de reciclagem da comunidade.


O manguezal abriga uma enorme biodiversidade, e é considerado um berçário da vida marinha. Um ecossistema de transição entre a terra e o mar, que fornece abrigo e alimento, criando um ambiente propício para reprodução de diversas espécies de invertebrados, peixes, répteis, mamíferos e aves.


A preservação dos manguezais é extremamente importante, por isso que, há muitos anos, o Instituto EcoFaxina dedica-se a preservar, defender e olhar com carinho para este ecossistema. Neste domingo, será mais uma oportunidade de reunir voluntários experientes, novos participantes e moradores da comunidade do Jardim São Manoel, unindo diferentes atores em uma força tarefa que resultará na retirada de grande quantidade de resíduos do manguezal do Rio São Jorge.


Guarás-vermelhos (Eudocimus ruber) no manguezal do estuário de Santos-São Vicente.


Desde 2011, o Instituto e a comunidade do Jardim São Manoel lutam para tirar do papel o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue, por meio da criação de uma cooperativa de reciclagem composta por moradores de palafitas. O projeto de base comunitária que visa a geração de renda e o combate ao lixo no mar, foi aprovado em chamamento público pela Secretaria de Meio Ambiente e segue tramitando na Prefeitura de Santos.



A 166ª Ação Voluntária EcoFaxina contará com o apoio da Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Unisanta, Terracom Engenharia e Eval Digital.


Sobre o Instituto EcoFaxina

O Instituto EcoFaxina é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha e a degradação de ecossistemas aquáticos por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas, tendo como estratégia a contenção do resíduo sólido flutuante e a recuperação de áreas de preservação permanente, em parceria com o poder público, comunidades de palafitas e stakeholders.


O Instituto EcoFaxina organiza ações voluntárias para a limpeza de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as principais fontes geradoras de poluição marinha, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos.


Desde sua fundação, o Instituto realizou 165 ações, com o envolvimento de mais de 4.000 voluntários que retiraram quase 70 toneladas de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos.



166ª Ação Voluntária EcoFaxina ➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural ➤ Ecossistema: praia ➤ Horário: 8h30 às 15h00 ➤ Ponto de encontro: sede do Instituto EcoFaxina - Rua Nabuco de Araújo, 71, Boqueirão, Santos - SP ➤ Transporte: ônibus com partida às 8h30 (chegar com 10 minutos de antecedência) ➤ Fornecemos: luvas, baldes, sacos de lixo, álcool em gel, protetor solar, repelente, água mineral e certificado de participação

➤ Inscrições: https://bit.ly/166AVEcoFaxina ➤ Organização: Instituto EcoFaxina ➤ Apoio: Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel, Prefeitura de Santos, FAM Cargo BR, Terracom Engenharia e Eval Digital.

Contato para a imprensa do Instituto EcoFaxina - Keli Silveira E-mail: comunicacao@institutoecofaxina.org.br Site: www.institutoecofaxina.org.br Instagram: @ecofaxina


1.133 visualizações
bottom of page